Essa semana começou o meu evento favorito de todos os tempos: a Bienal do Livro. Nunca perdi uma e este ano não será diferente, estarei batendo cartão por lá nos dois fins-de-semana. Como sei que tem muita gente que também vai camelar, pechinchar e comprar livros a perder de vista, resolvi fazer um mini-guia de como aproveitar melhor a Bienal.
1- Vá com roupas confortáveis e leves
Uma coisa que você precisa saber é que o Riocentro é enorme. E quente! Portanto, vá despojada, de preferência use tênis, porque você com certeza vai andar muito lá dentro. Fora que o lugar não fica perto de nada, então, se você não for de carro, vai amargar algumas horinhas de transporte público. Por tudo isso, conforto é a palavra de ordem, nada de ir montada para a Bienal porque vai se cansar em dois segundos.
2- Mochila, Carrinho de feira, Eco-Bag etc são seus melhores amigos
Você provavelmente vai comprar bastante coisa, e ganhar também. Portanto, esteja preparada. Eu sempre levo eco-bag para carregar meus milhões de livros, mas este ano estou cogitando levar malinha de rodinha o.O
3- Se possível, leve snacks e água com você
A praça de alimentação que montam para a Bienal além de ser longe da maioria dos estandes, também é ridiculamente cara! Sou dessas que acha muito melhor guardar o dinheiro do almoço para comprar mais livros, então leve suprimentos como biscoitos, barrinhas de cereal e outras comidinhas que você possa beliscar. Acho válido levar uma garrafinha de água também, principalmente se você é como eu e passa o dia inteiro na Feira.
4- Dinheiro vivo
A maioria dos estandes aceita cartões, mas alguns oferecem desconto se você pagar em dinheiro. Além disso, é preciso pagar o ingresso para entrar na Bienal e é sempre bom ter uns trocados para emergências, certo?
5- Combine um ponto de encontro
Não sei como está esse ano, mas geralmente o sinal de celular é péssimo dentro do Riocentro, e o 3g também não deve ser dos melhores. Portanto, se você for acompanhada de amigos, combinem um lugar para se encontrarem, para evitar contratempos.
6- Chegue cedo no Riocentro
Sério. Quanto mais tarde, mais cheio e impossível de andar. Sempre chego super cedinho, com as portas abrindo, para poder olhar tudo com bastante calma e ainda me sobrar tempo para ir às palestras. Por falar nisso...
7- Seja pontual.
A maioria das palestras, workshops e outros eventos distribui senha uma hora antes. Então, fique de olho para não perder as atrações que te interessam. Colocar o celular para despertar uma hora antes de cada evento é uma boa.
8- Pesquise bem
Muitas vezes, o mesmo livro está sendo vendido em mais de um estande, com preços absurdamente diferentes. Eu sempre pesquiso em vários estandes antes de comprar um livro, porque qualquer economia é válida. Minha dica é procurar nos estandes das próprias editoras, que costumam dar descontos melhores. Outra dica é ficar de olho nos estandes que fazem abatimento no preço quando você entrega o seu ingresso.
9- Faça listinhas
No celular, no caderninho, não importa. O importante é levar uma listinha com os livros que você pretende comprar. Anote também o preço de cada estande, assim você não se perde na hora em que for comprar. Detalhe, sempre acabo saindo da Bienal com uma mega wishlist hehehe
10 - Planeje-se
Ao invés de simplesmente aparecer na Bienal a hora que der, em qualquer dia, dê uma olhada na programação, marque o que te interessa. Afinal, você não vai lá só para comprar livros, é sempre legal interagir com outros leitores, com blogueiros, com autores. Aqui dá para ver a programação completa. Para mais informações, acesse o site do evento.
Fiz um vídeo falando um pouco sobre minha programação, mas provavelmente vou acabar indo em mais dias. Se quiser saber quando me encontrar por lá, basta dar o play.
E você, vai à Bienal também? Espero encontrar muuuuitas leitoras lá! \o/