Juntar mulheres fortes e ~poderosas~ com nerdice é garantia de que eu vou gostar (feminazi nerd, muito prazer). Então, achei sensacional saber que o primeiro super-herói paquistanês é, na verdade, uma heroína: A Vingadora de Burka!
A Vingadora de Burka é uma professora pacata que, nas horas livres, luta contra o mal, pelos direitos das mulheres e contra a opressão do Talibã. Tudo isso vestida de burka*, o que pode parecer um contra-senso, mas que eu achei uma maneira bem irônica e inteligente de criticar o sistema usando os símbolos do mesmo além, é claro, de ser um jeito criativo de ocultar sua real identidade.
A princípio, A Vingadora de Burka será uma série televisiva de 13 episódios, dá para assistir ao primeiro com legendas em inglês no youtube. Tem cerca de vinte minutos, eu assisti e gostei bastante. Achei o desenho super bem feitinho, a trilha sonora bem... peculiar, para não falar na premissa genial!
Ah, para eu me apaixonar de vez: sabe quais são as "armas" da Vingadora de Burka? Livros! Pois somente com educação consegue-se romper padrões, formar senso crítico e se livrar da opressão. Não poderia ser mais incrível.
Fica aí a dica de mais um desenho para assistir e se viciar. Se quiser mais informações, Burka Avenger tem um site bem completinho. Tem joguinho para iPhone também, mas não para Android, snif. :(
*Em tempo: não concordo com o uso da Burka, porque acho que reforça a ideia de que "corpos expostos não devem ser respeitados". Sim, podem falar que sou preconceituosa com preceitos alheios. Mas, neste caso, achei que o uso da Burka como "uniforme" foi uma tirada de gênio.
0 comentários:
Postar um comentário