Resenha: A Velha Senhora, de Simenon

quarta-feira, 16 de março de 2016



Ahh, que saudade que eu estava de romances policiais! Amo desde sempre, comecei a ler Agatha com 12 anos e todo aquele blá-blá-blá que eu já cansei de repetir aqui, mas andava afastada do gênero. Eis que A Velha Senhora, do Georges Simenon, me trouxe de volta. Foi meu primeiro policial de 2016 e devo dizer que a leitura foi bastante prazerosa, embora não tão surpreendente quando eu esperava.

A sinopse é bastante peculiar: o comissário Maigret é procurado por uma velha senhora, de aparência angelical e inofensiva, para investigar quem poderia estar tentando matá-la. Porque, sim, ela está convencida de que sua empregada havia sido assassinada em seu lugar na noite anterior, e ela ansiava por descobrir quem poderia estar por trás disso. Como é muito difícil negar o pedido de uma velhinha, Maigret se encarrega do caso e parte em busca do criminoso. Mas novos acontecimentos  vão se interpondo, outras mortes acontecem e o caso, que parecia ser simples, acaba se tornando muito mais complexo do que o comissário imaginava. 

A estrutura é do romance policial clássico, nada de novo sob o sol. O que acho interessante em Simenon é que geralmente ele consegue fazer uma construção boa de personagem, e eu consegui enxergar as peculiaridades de cada personagem envolvido enquanto lia, visto que Georges Simenon faz um retrato rebuscado de cada elemento de sua história, com maestria. A atmosfera criada pelo autor também é excelente! Aliás, a maneira como a trama se desenrola é bem envolvente, e por diversas vezes eu me empolgava tanto durante a leitura no horário de almoço que acabava me atrasando para voltar ao trabalho. Quem nunca, né? 

O livro é bem curtinho, mas não decepciona. Devorei-o em poucos dias e foi ótimo para acabar com uma ressaca literária que estava querendo se instalar por aqui. Mas, como nem tudo são flores, preciso dizer que o final do livro não me surpreendeu. Eu adivinhei quem era o assassino com facilidade e, quando isso acontece, sempre fico em dúvida: será que devo me alegrar por ser sagaz o bastante para adivinhar o final do livro, ou devo me chatear porque o autor não conseguiu me deixar de queixo caído? Dúvida cruel de todo leitor de romances policiais, vamos combinar. 

De qualquer maneira, não foi um livro ruim de maneira alguma, recomendo a leitura de A Velha Senhora para quem é fã dos policiais das antigas, porque ele traz todos os elementos tradicionais do gênero que a gente ama. O meu é uma edição antiguinha e graciosa do Círculo do Livro que veio do sebo, mas existe uma edição de bolso da L&PM à venda em livrarias.

E você, já leu algum livro Simenon? Tem algum para me recomendar?  
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo