Carioquices: Forte de Copacabana

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eu acho a minha cidade muito bonita, de verdade. Nem falo só das belezas naturais, das quais as pessoas costumam lembrar primeiro, mas das construções, também. Adoro bater perna no centro da cidade, acho uns charme aqueles edifícios antigos. Fico chateada com essa mania que carioca tem de achar que entretenimento é sinônimo de praia, e que, se não fizer sol, não vale a pena visitar o Rio de Janeiro. Eu, por exemplo,  não curto ficar virando camarão na areia e sou bem feliz aqui, obrigada. 

Motivada por isso, decidi escrever uma série de posts sobre lugares que eu acho legais por aqui. Eu me lembro que quando fui para São Paulo fiquei que nem louca procurando "roteiros" nos blogs para programar minhas atividades e consegui encontrar muita coisa legal graças às diquinhas que andei garimpando, então espero que meus posts ajudem algum turista em potencial também. :)

Hoje vou falar do Forte de Copacabana, que eu acho fantástico. Morei ali perto por muitos anos e costumava ir de vez em quando com meu pai, quando criança. Domingo eu cismei que queria tomar café da manhã na Colombo que existe lá dentro, e fui até lá dar um passeio. O café da manhã, infelizmente, não aconteceu porque a fila estava gigantesca, mas para não perder a viagem, eu aproveitei para tirar muitas fotos para o post. 

O Forte foi palco da Revolta dos 18 do Forte que a gente estuda nas aulas de história, e hoje em dia é aberto para visitação. O que eu acho bem legal é que ficam uns soldados à caráter passeando por lá, e de vez em quando eles saem marchando alegremente pelo forte. Morro de rir e ainda vou tirar uma foto.  Mas a parte sensacional mesmo é a vista. Da cúpula dos canhões dá para ver a praia toda, e, como eu não sou chegada a ir à praia, mas amo ver o mar, posso ficar um bom tempo por lá, devaneando. Há um museu permanente lá dentro, que eu já nem visito mais porque já conheço de cor. 
(Aliás, um adendo: fiquei impressionada com os turistas que vão lá. No dia em que fui, uma excursão estava visitando, e, quando eles passaram pelo banheiro dos inferiores, um ceromano perguntou ao guia "por que eles eram inferiores". Quando o guia respondeu que "eram inferiores porque estavam abaixo", o cidadão teve a pachorra de perguntar: "abaixo de que?"  Oi? Não conhece patentes?)

Vista da Cúpula dos Canhões: Praia do Arpoador

Outra coisa que eu gosto bastante é que volta e meia tem eventos acontecendo por lá. Ano passado teve um festival de cultura francesa, com comidinhas típicas, música, achei digno. Fora a sala de exposições temporárias que sempre tem mostras interessantes. Lembro que uma vez estava tendo uma exposição sobre Star Wars, a nerd aqui se amarrou. Desta vez o tema era "novos pintores" e tinha alguns quadros bons, outros  que eu não gostei tanto, mas houve um pelo qual eu fiquei apaixonada, não parava de olhar. Se chama "O poeta e o mar", de Jane Santos, e é a reprodução exata da estátua do Drummond (esta aqui), com o banquinho, a praia ao fundo e tudo o mais só que, ao invés de mostrar uma estátua sentada no banco, mostra o próprio Carlinhos. Achei muito interessante mesmo, pena que não podia tirar fotos. 

Vista da Colombo. Dá pra ver toda a praia de Copacabana praticamente

Não dá vontade de ficar olhando para sempre? *-*

Por fim, eu super recomendo dar uma passada na Confeitaria Colombo para tomar um café diante da vista maravilhosa da praia de Copacabana. Os doces de lá são perfeitos, adoro #vaigordinha. Só aconselho a chegar cedo (a casa abre às 10h) porque eu cheguei em torno das onze e já tinha cerca de cinquenta mesas na minha frente. :(  Mas este fim de semana foi o show do Paul, então acredito que a cidade estivesse mais cheia por conta disso.

É isso, fica a dica para quem procura um programa que não é caro e pode ser bem interessante. 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo