Cocota Nerd em SP: Museu da Língua Portuguesa

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011


Quinze dias atrás eu comentei no twitter (me segue: @fabiolapaschoal) que o namorado iria para o Rio e que eu passaria o fim-de-semana sozinha em São Paulo. Como não conheço ninguém aqui ainda, queria dicas de onde ir e o que fazer, já que minha humilde experiência, por enquanto, se restringe a lugares para se fazer compras. Então, a Lívia sugeriu que eu fosse a um museu e eu abracei a ideia com força, porque é o tipo de programa que eu amava fazer quando morava no Rio, mas ainda não conhecia nenhum em São Paulo. Escolhi o Museu da Língua Portuguesa, que fica na Praça da Luz.

Foto super bem enquadrada... -not 


Eu ouvi falar neste museu pela primeira vez no 1º período da faculdade, quando fiz uma reportagem sobre uma exposição da Clarice Lispector que estava "em cartaz" no Museu da Língua Portuguesa, e desde então fiquei com vontade de conhecê-lo. No ano seguinte, a exposição "viajou" para o CCBB no Rio e eu pude enfim conferir, mas a vontade de conhecer o museu não passou. Pois bem, o lugar é lindo, mesmo! 

No momento está acontecendo no museu a Exposição "O Culpado de Tudo", sobre Oswald de Andrade. Achei muito interessante relembrar as aulas de literatura e ficar sabendo de um monte de fatos da vida do escritor de que eu não fazia ideia! Ao contrário da maioria dos museus do Rio, é permitido tirar fotos lá, então eu fotografei tudo o que achei interessante, e vou mostrar algumas dessas fotos aqui.




Isso era um painel no chão, embora pareça um quadro pela foto =p


Fora isso, existe um espaço que funciona como uma exposição permanente sobre a língua portuguesa, que eu achei muito interessante! Quadros explicam a história da língua portuguesa, telas mostram quais as palavras derivam do latim, do francês, do inglês... muito legal para quem é apaixonada por palavras como eu. No fim das contas, passei quase a tarde inteira lá e nem percebi. E ainda, de quebra, fugi da chuva que caía lá fora.


Havia muitas coisas interessantes nessa exposição permanente, mas acabei não fotografando. Mas eu precisava tirar foto desse quadrinho, porque o R é uma das coisas que eu mais tenho estranhado desde que cheguei a São Paulo e acho graça toda vez que alguém me fala para pegar o Metrô Arrrrmênia ou que comprou algo na Liberrrrdade. =D (Ok, pode me sacanear por causa do meu "s" chiado agora...)

Ah, o museu fica em frente à Pinacoteca, mas acabei deixando a visita para a próxima vez. No fim das contas, terminei a tarde na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, li bastante, tomei frapuccino e passei um sábado bastante agradável. Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho? =)

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, pertinho do metrô, e funciona de terça a domingo, de 11h ás 18h. Nos dias de semana o ingresso custa R$6, com direito à meia-entrada, mas aos sábados a entrada é gratuita (yay!). Para mais informações, visite o site do museu. Fica a dica para quem procura um programa cultural bem democrático.

Você curte fazer este tipo de passeio? Conhece o Museu da Língua Portuguesa? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo