Skoob: a rede social para quem gosta de livros

quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Eu já falei aqui diversas vezes que minha paixão verdadeira não é a maquiagem, os esmaltes, e nem nada relacionado à beleza. O meu vício favorito sempre foram os livros! Sou bookaholic com orgulho, daquelas que organiza os livros na estante, coleciona e, obviamente, lê e relê compulsivamente. Então, imagine minha felicidade quando descobri que existe uma rede social voltada apenas para os livros: o Skoob!



Eu conheci o Skoob há mais de um ano, e nem sei porque demorei tanto a fazer um post no blog. O legal do Skoob é que dá para fazer mil coisas por lá. Como em qualquer mídia social, você pode interagir com pessoas que tenham os mesmos interesses literários que você através das ferramentas de "seguir" e de "adicionar como amigo", criar fóruns, posts e trocar ideias sobre livros, autores ou o que der na telha. 

Além disso, há um banco de dados incríveis que os próprios usuários ajudam a construir, contendo milhares de títulos. Se não encontrar o livro que você procura, também dá para cadastrá-lo! Você pode organizar os livros em estantes, marcando os que você já leu, os que ainda pretende ler, os que você tem, os que estão emprestados, quais você deseja adquirir, organizar sua meta de leitura anual... dá até para fazer resenhas e comentários, enriquecendo a experiência de leitura. Também é possível classificá-los por categoria, para ajudar a lembrar do enredo no futuro. Para mim, é uma mão na roda na hora de me organizar, porque eu leio tanto que acabo esquecendo quais que eu já li. Segundo minha "meta de leitura" eu já li 47 livros em 2011! \o/

Os retângulos coloridos são minhas estantes. Sim, eu leio vários livros ao mesmo tempo!

Mas, sem dúvida, minha função favorita no Skoob é trocar livros! Sim, eu faço coleção, mas, como compro compulsivamente, às vezes acabo me decepcionando com alguns livros. Daí, para não ficar com ele encostado na estante, eu gosto de trocar com outras pessoas, porque aí todo mundo sai ganhando! Eu costumo colocar os livros de que não gostei na minha estante de trocas, e aí, quando alguém procura por aquele livro, aparece meu perfil na lista de leitores que trocam. Recentemente foi criado um sistema mais complexo chamado Skoob Plus, onde você ganha créditos quando envia um livro, e usa estes créditos para solicitar outros livros. Mas sinceramente? Acho muito burocrático e não conheço ninguém que goste deste sistema, então eu sempre dou preferência a trocar livro por livro.

Já fiz trocas excelentes, nunca tomei calote, mas é um risco que se corre. Para evitar tomar prejuízo eu sempre procuro trocar com quem tenha referências. Costumo enviar meus pacotes pela modalidade Registro Módico, que é uma dica que eu li e mudou minha vida! Sério, sai muito mais barato do que PAC e Sedex. Os envios sempre saem por menos de dez reais, quando é que eu compraria um livro por esse preço?  Vale super a pena e minha coleção aumentou consideravelmente depois que eu entrei no fantástico mundo das trocas de livros.

Uma pequena parte da minha estante de "lidos". Tem de tudo aí!

Apesar de não ser tão conhecido, o Skoob é uma das redes sociais que eu mais uso, e recomendo fortemente para todo mundo que gosta de ler como eu! Ah, se você se animar a criar um perfil por lá, me adiciona como amiga porque eu adoro fuxicar as estantes alheias! Quem sabe um dia a gente não faz uma troca?

E você, já conhecia o Skoob? Conta para mim o que você anda lendo! 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo