Carioquices: O fascinante mundo dos sebos

quarta-feira, 13 de março de 2013
Como boa apaixonada por livros que sou, não abro mão de ter minha pequena coleção. Para não deixar o bolso mais leve enquanto engordo minha estante, gosto muito de visitar sebos. Não só consigo encontrar preços mais baixos, como também acho uma delícia gastar hooras do meu tempo passeando entre estantes abarrotadas de livros. Quer coisa melhor?



Decidi fazer um post contando quais são meus sebos favoritos aqui no Rio. Digo logo que não conheço muitos, mas quis fazer esta pequena homenagem a lugares tão gostosos e marcantes em minha vida.

O primeiro sebo que me lembro de ter visitado foi o Luzes da Cidade. A filial de Ipanema fica bem perto de onde eu fazia Vigilantes do Peso nos idos tempos de 2006, e dentro de uma galeria que tinha uma lojinha de produtos naturais, uma loja incrível de objetos de decoração inspirados no cinema chamada Mise en Scene e ainda o Cinema Estação. Ou seja, point gritando meu nome em neon. 

Já encontrei várias pechinchas por lá, mas confesso que acho o ambiente ligeiramente zoneado, de modo que prefiro pesquisar o acervo na Estante Virtual antes de ir buscar o que quero. De qualquer forma, se você souber garimpar acha bastante coisa legal.

Já a filial do Luzes da Cidade de Botafogo é mais arrumada e tem mais variedade. Tem cara de livraria cult, não de sebo. Não é dentro do meu percurso, então não costumo ir com frequência. Mas, quando estou disposta a caminhar do Humaitá até o metrô Botafogo, este sebo é parada obrigatória. Já comprei alguns livros lá, e os preços são bacanas. Também fica dentro de uma galeria do Cinema Estação, me pergunto se é coincidência ou se tem alguma relação.



O meu sebo favorito dos últimos tempos é o Baratos da Ribeiro. Localizado na rua Barata Ribeiro, o que explica o trocadilho, ele é um oásis de livros e ambiente agradável bem perto de casa. 

Provavelmente é o sebo mais organizado que eu já vi, os livros ficam organizados por assunto nas prateleiras e é bem raro encontrar um fora do lugar. A variedade é muito boa e a maioria dos livros está em perfeito estado de conservação, o que é ótimo para gente fresca como eu que gosta de manter a coleção de livros limpinha e arrumada. 

Além disso, os preços são ótimos. Já comprei por lá o comentado livro "Trabalho Sujo" por vinte reais em perfeito estado, e recentemente arrematei "Reading like a writer", que eu queria ler há séculos, por oito reais. Edição de capa dura, minha gente! Fora as ofertas de livros por R$5 ou 3 por R$10, que são bastante atraentes, devo dizer. 

Fora isso, o som ambiente é sempre muito bom. Na última vez em que fui lá, estava tocando um CD só de covers de The Cure, em versões lentinhas e muito gostosas de ouvir. Confesso que fiquei um tempinho extra dentro do sebo só para terminar de ouvir Just Like Heaven, que tanto significa para mim.



Por fim, não dá para fazer um post de sebos e não falar dela, a amada e aguardada feirinha itinerante.  Amo tanto que já fiz até um post só sobre ela aqui no blog. Tratam-se de barraquinhas de livros novos ou de segunda-mão que "passeiam" pelo Rio de Janeiro. Os preços geralmente são incríveis e eu realmente já perdi a conta de quantos livros já adquiri nestas feiras. Costumo frequentá-las desde a época da faculdade e cheguei a comprar livros por R$5. 

Eu não sei se há um meio de saber de antemão por onde a feirinha vai passar, pois geralmente esbarro com ela pelas ruas do Rio. Quem souber onde ela está, por favor me avise, pois estou saudosa, não vou a nenhuma desde o ano passado.

Ainda há muitos sebos que quero conhecer, sobretudo no centro da cidade. Sebos virtuais eu não costumo frequentar, à exceção da ótima Estante Virtual, onde já fiz várias compras e recomendo bastante. Mas esses da lista são os meus atuais queridinhos, sobretudo o Baratos da Ribeiro que, ainda por cima, é "palco" de eventos regularmente. 

E esses são os sebos que eu frequento e amo aqui no Rio. Faltou algum na lista? Me indique nos comentários seus sebos favoritos que ficarei extremamente contente por conhecer!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo