Sejamos Todos Feministas ~ Chimamanda Adichie

segunda-feira, 9 de março de 2015
E aí que no ~mês da mulher~ decidi que nada mais adequado do que falar de um livro sobre feminismo, né? Não leio muito sobre o assunto, porque não me considero ativista ou estudiosa ou militante nem nada, e infelizmente não tenho muito saco para livros teóricos. Porém, gostei muito da proposta de Sejamos Todos Feministas da escritora nigeriana Chimamanda Adichie porque ela aborda o feminismo de uma forma muito palatável e simples de entender até mesmo para leigos. Claramente a intenção da Chimamanda era fazer um livro amigável e de fácil leitura, e ela conseguiu! 



Este livro é um e-book adaptado da palestra We Should All Be Feminists que a Chimamanda deu para o TED, é bem curtinho, li em menos de uma hora e foi uma experiência bem bacana. Ela abordou alguns conceitos que achei interessante discutir, por isso fiz um vídeo falando um pouco sobre as ideias apresentadas no livro e o que eu achei de tudo isso.



Aqui no blog eu já publiquei um texto sobre o verdadeiro propósito do dia internacional da mulher e outro sobre mulheres no mercado de trabalho fazendo acontecer, e as duas postagens dialogam muito bem com o discurso da Chimamanda. Espero que daqui a alguns anos a gente olhe para trás e pense em quão absurdo era, em 2015, estarmos discutindo sobre igualdade de gênero. Mas acho que ainda temos bastante chão para percorrer até chegarmos a este mundo ideal.

No fim das contas, eu concordo com a Chimamanda e acho que um mundo mais justo onde mulheres e homens tenham total igualdade política, econômica e social é uma escolha inteligente para todos. Está liberado sair do armário como a Chimamanda, a Beyoncé, a Emma Watson, a Patricia Arquette e todas que fazem sua parte para tornar a sociedade mais justa. Todos nós podemos.

Amei este primeiro contato com a Chimamanda e após ter lido Sejamos Todos Feministas eu quero muito ler os romances da autora, sobretudo Americanah e Hibisco Roxo, livros que já me foram muito bem recomendados e que também abordam as questões dos direitos das mulheres e igualdade de gênero. Alguém mais leu e indica a autora? :) 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo