Docinhos alternativos

sexta-feira, 3 de junho de 2011
Aqui no Rio existe o Saara, que seria a nossa versão reduzida da 25 de Março. Guardadas as devidas proporções, se encontra de tudo lá, desde utensílios domésticos até lojas que vendem cabelos humanos (WTF?). Só que eu me jogo de verdade é nas perfumarias creuzas, e nas lojinhas de bijuteria. Pois bem, quarta-feira fui camelar no Saara para tentar recomprar um anel vagabundo-mas-que-eu-amava, que sumiu, mas não tive sucesso. Aí estava eu voltando cabisbaixa para o metrô e, para não sair de mãos abanando, resolvi comprar um docinho para animar minha viagem de volta para casa. E foi aí que eu percebi uma coisa bizarra: meu gosto para doces é algo muito, muito exótico. 

Eu sou formiga de carteirinha, boa parte da minha dificuldade em emagrecer (e do meu colesterol alto) vem disso. Só que eu sempre gostei de doces que não eram assim tão populares. Eu fui uma criança que não suportava brigadeiro, por incrível que pareça. Tô aprendendo a gostar agora, depois de burra velha (não sei o que mudou no meu paladar, contudo) mas ainda prefiro mil vezes o brigadeiro branco, super difícil de achar e para que muita gente torce o nariz. E até hoje é assim. Em chocolate eu sou viciada, não tem jeito. Mas tem doce que muita gente adora, tipo pudim de leite e brownie, que eu não chego nem perto. Alguns dos doces que eu mais gosto de comer são alternativos. =)

Meu viciozinho (inho mesmo, porque ele é minúsculo, gente) quando vou ao Saara é esse Stikadinho. Só compro no Saara porque só encontro nas "Casa do Biscoito" de lá, perto de casa não tem.  Sempre que vou ao centro faço estoque, porque além de ser gostoso e não pesar muito na consciência, me lembra absurdamente a minha infância (junto com aqueles guarda-chuvinhas de chocolate, deu até saudade agora). Engraçado que eu passei anos sem lembrar dele, e um dia uma colega de faculdade me ofereceu um e fez o mesmo comentário: que o melhor eram as recordações da infância, e não o gosto propriamente. E fora que, né, morangos! Amo morango com chocolate, gente. *-* Sim, também gosto do Sensação, mas esse "priminho pobre" é especial, acho fofo, sei lá.


Outro doce super alternativo que eu adoro é o Gamadinho. É um docinho de amendoim, macio, mas não tem gosto de paçoca. Amo muito, se deixar eu fico comendo sem nem perceber. Este, felizmente, não é difícil de encontrar (com sorte, vende até em ônibus), mas evito comprar porque, não importa quantos eu compre, sei que eles vão acabar na mesma hora. Em tempo, esse doce é vendido em São Paulo com o nome de dadinho. A embalagem é diferente, mas o gosto é o mesmo.


E, claro, o doce que eu adoro desde muito pequena: doce de abóbora. Não serve a versão meio mole, de festa junina, que geralmente tem coco. Gosto mesmo é do doce de abóbora durinho, desses que vem em formato de coração ou de retângulo. Quando eu era criança, era viciada em ler revistinhas e passava todos os dias na banca para ver as novidades (certos hábitos nunca mudam). Do lado da banca, havia um senhor que vendia doces expostos dentro de um táxi parado na calçada (nunca entendi isso) e era de lei eu pedir para comprarem um coraçãozinho de abóbora para mim, daí que até hoje eu acho que ele tem gostinho de infância. Quer me agradar sem gastar muito dinheiro? Me dá um doce de abóbora! =)

Eu sou a única louca que adora doces que pouca gente conhece/gosta? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

9 comentários:

  1. OMG! OMG! OMG!
    Quarta-feira, eu e meus amigos de faculdade (cariocas) estávamos lembrando os "doces da infância". Eu (paulista) comentei que adorava dadinho, mas só uma das amigas (que também é paulista) conhecia e já tinha comido. TÁ EXPLICADO. NUNCA que eu ia saber que o nome de dadinho no Rio de Janeiro é "gamadinho"! UHAHUSAHUSAUHUHSASAUH

    ResponderExcluir
  2. Fabíola, retribuindo a visita! Gostei muito do seu blog. Visitarei outras vezes!

    Abraços! =)

    ResponderExcluir
  3. @tatadantas: Pois é, vivendo a aprendendo. Tb ouvia falar no bendito dadinho e não fazia ideia do que se tratava.

    Fabiana: Obrigada pela visita, também gostei muito do seu. Sou apaixonada por livros. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi flor...
    Achei seu canal no Youtube pela resenha da esponjinha da Belliz e vim conhecer seu blog. Não é que lendo todos os posts encontro este?? Hehehe
    Esse chocolate Stikadinho é feito aqui no Rio Grande do Sul (perto da minha cidade), desde que lembro sempre comi tb, é muito bom... E bem como você diz, parece q não pesa na consciência hehehe.
    Como a fábrica da Neugebauer foi vendida novamente (comprada pela rede Vonpar), creio eu que vai ser mais fácil achar pelo resto de Brasil.
    Muito legal passar por aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. @ Estela Lenz

    Obrigada pela visita!
    Sério que o stikadinho é feito aí? Que sorte! Aqui em SP eu acho c/ mais facilidade do que no RJ, tem até uma versão maior (que eu chamo de stikadão haha), delícia! *-*

    ResponderExcluir
  6. Prezada Fabíola, sou carioca mas, moro em Recife faz 16 anos. Fiquei doido ao saber que ainda existe gamadinho.

    Carlos

    ResponderExcluir
  7. Gamadinho.. era um saquinho lotado todos os dias na hora da "merenda"...ooô saudades..

    ResponderExcluir
  8. Fabíola, tô no tabalho, acabei de almoçar e a minha sobremesa: gamadinho. Vendia na barraca da "tia da esquina" perto do Colégio Ferreira Alves em Bangu, as mães acabavam parando obrigadas e ficavam conversando enquato as crianças, incluindo eu, compravam os doces. Saudades...

    ResponderExcluir
  9. O guardachuvinha eu tb adoro! Compro as vezes na Bolonha, que fica na esquina de constante ramos com barata ribeiro em copacabana.

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo