O mundo mágico das extensões para o Chrome

terça-feira, 28 de junho de 2011
Estou numa fase super high-tech, procurando vários utilitários que me facilitem a vida, porque normalmente não sou muito organizada e, se não lançar mão de alguns gadgets, acabo me perdendo nas tarefas que tenho que fazer.  Uma das descobertas que fiz recentemente foram as extensões para o Chrome. Sei que elas não são novidade para ninguém só para mim mas eu nunca dei muita bola para elas porque achava que iam deixar o navegador pesado e yada yada.  Mas enfim decidi me render e viciei, quero instalar todas e ser feliz para sempre com elas, porque são muito práticas e facilitam horrores minha vida no computador.

O problema é que a Chrome Store tem mais de 5.000 extensões cadastradas e, obviamente, nem todas que estão lá são realmente funcionais. Depois de fuçar google afora acabei encontrando algumas que me interessaram e instalei para testar. Vou mostrar as que eu estou usando no momento e para que servem, porque pode ser útil para alguém.

As extensões ficam dispostas lá em cima, tá vendo? mas dá para configurar para elas não aparecerem


Verificador de mensagens do Gmail: Eu sou daquelas que checa a cada 5 minutos se tem e-mail novo, tenho agonia em demorar muito tempo para responder porque odeio quando fazem isso comigo. Nada melhor, então, do que ter um iconezinho no navegador que mostra para mim quando chega mensagem. Foi o 1º que eu baixei e acho que todo mundo que usa Gmail (ou seja, todo mundo :P) tem-que-ter. O problema é que eu tenho que ficar com a página aberta de qualquer modo por causa do G-talk. Alguém conhece uma extensão de G-talk para Chrome que funcione?

Notificador do Google Reader: Achei bem prático, porque o ícone na barra de navegação me mostra quando chega conteúdo novo e permite que eu leia os feeds com apenas um clique, sem que eu precise ficar com o Reader aberto o tempo todo. Aliás, Google Reader é uma coisa muito mágica e também merece um post, desde que comecei a usar tenho desperdiçado muito menos tempo da minha vida.

Extensão inscrição no RSS: Essa era uma funcionalidade "fixa" do Firefox mas não é default do Chrome. É a mais simples de todas, mas muito útil. Basicamente esta extensão adiciona o simbolozinho de RSS na barra de endereço, do ladinho da estrela dos favoritos, sempre que você entra em um site que disponibiliza feeds. Daí é só clicar no ícone para inscrever-se, mesmo que não haja um link aparente na página.


Silver Bird: Mesmo esquema que os notificadores. O Silver Bird mostra quando há tweets novos, você pode  twittar, responder, dar RT, ver as mentions, os trending topics e até encurtar URL por ele, sem precisar abrir o site do Twitter. Acho mega prático porque é menos uma aba aberta no meu navegador, o que nos leva ao...

Too many tabs for Chrome: Permite gerenciar todas as tabs abertas no navegador. Isso é especialmente útil para mim porque eu sou multifuncional hiperativa e quero fazer um monte de coisa ao mesmo tempo, daí sempre tenho zilhões de abas abertas. Quando você tem muitas abas em uma mesma janela, no Chrome, fica praticamente impossível identificar cada uma delas, porque não dá para ler o título e nem sequer para ver o favicon, daí esta extensão tem sido uma mão na roda.

Orbvious interest: Ainda não usei direito mas achei a ideia bem boa: ela permite que você marque páginas para ler mais tarde, de forma bem prática e rápida. Bom pra quem quer tudo-ao-mesmo-tempo-agora, como eu, e acaba se perdendo.

Meta SEO Inspector: Outra que ainda não testei a fundo, essa é para ajudar a lidar com a otimização de sites para serem achados pelo Google mais facilmente. Como existem diversas ferramentas de SEO, a extensão é bacana porque reúne tudo em um lugar só! Baixei para usar no blog, vamos ver.

Para fazer download das extensões basta ir à Chrome Web Store, buscar o que você quer e baixar, que ela já instala automaticamente e aparece lá em cima, do ladinho da barra de endereços, pronta para usar. Também dá para desativar uma ou todas as extensões temporariamente ou desinstalá-las se elas não forem úteis! Para gerenciar as extensões instaladas, é só ir na parte de ferramentas do Chrome e procurar pela aba  Extensões, que vão estar todas lá, bonitinhas. Fácil assim:


Até agora essas são as extensões que eu tenho usado e que têm me atendido bem mas, curiosa que sou, já estou com vontade de experimentar outras.

Você costuma usar extensões no seu navegador? Conhece alguma que eu super tenha que testar? :D
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

2 comentários:

  1. Ixe!
    Desisti do Chrome logo quando ele foi lançado e ainda era péssimo.
    Mas eu o andei usando quando estava fora de casa e agora ele está bem mais leve, o The Flash na verdade.
    Só que quando paro e penso, percebo que ele tem a obrigação de ser extremamente leve e rápido. Ele é só navegador, não tem grandes funcionalidades nele como no meu queridinho Opera(que está maravilhoso nessa ultima versão) ou mesmo no Firefox.

    Mas eu quero saber...por que estou falando isso?
    Passei mesmo foi pra comentar e dar uma força e chegando no principal.
    Essas extensões do chrme são muito uteis...

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o comentário!
    Minha mente está mais embaralhada que o normal...

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo