O tal do #melissafail

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Quem entrou no twitter ontem à noite provavelmente se deparou com uma enxurrada de tweets com a hashtag #melissafail. O assunto chegou a ficar nos Trend Topics por três horas, de tanta repercussão. Mas, afinal, qual foi o barraco da vez envolvendo a marca que costuma ter "fãs" tão fiéis?

Bem, aparentemente o estopim foi o fato de a Melissa ter convidado duas blogueiras famosas para cobrir o lançamento da Galeria Melissa em NY e ignorado solenemente as melisseiras que comandam blogs sobre a marca, como o Look Melissa e o Plastic Fantastic. Depois dos questionamentos e das críticas na fan page, a Melissa respondeu simplesmente que a marca desejava uma cobertura mais completa do evento. Achei isso uma certa falta de respeito com as meninas, porque a porta-voz da marca falou, em outras palavras, que elas não eram capazes de cobrir a inauguração decentemente. Diga-se de passagem, vi os blogs supracitados e não achei a cobertura completa, de maneira alguma. Ao contrário, achei tudo muito fraquinho e mais do mesmo, com mais fotos de celebridades e deslumbradas do que da Galeria e dos sapatos em si.

Não sou leitora assídua de nenhum blog sobre Melissa, mas apoio a revolta, porque eu também ficaria muito chateada se mantivesse um blog só sobre o assunto, fazendo propaganda de graça e ajudando a engordar os cofrinhos da marca comprando mil pares por mês. O pior de tudo, porém, foi que a escolha das blogueiras escolhidas para cobrir o evento me pareceu meio equivocada. Uma das moças, inclusive, já falou muito mal da marca em seu blog. Ora, se a blogueira "contratada" pela marca fala mal dos produtos publicamente, que credibilidade a marca espera ter perante as consumidoras?

Não sei quem criou esse meme, se alguém souber me fala!

A justificativa é de que a marca queria ampliar seu público, focando a classe A. Acho muito válida a iniciativa, porque todo mundo quer (ou deveria querer) crescer. Quem não se lembra de quando melissinhas eram consideradas bregas e vagabundas? Se hoje a marca tem certo status que vai além do conceito de "sapato de plástico" foi graças a um reposicionamento muito bem feito. O problema, a meu ver, é que focaram demais em tentar trazer um novo público e acabaram negligenciando o público que já tinham. Sim, porque as "melisseiras" não se identificam com as blogueiras que foram escolhidas para representar a marca. Querendo ou não, elas têm um público muito diferente da clientela da Melissa hoje. A impressão que fica é que as consumidoras atuais estão se sentindo "desprezadas" pela marca, mesmo que não seja, efetivamente, verdade.

Nenhuma marca é boazinha, ponto. É preciso entender isso, toda empresa visa ao lucro e não há nada de errado nisso. Não há mal nenhum na atitude da Melissa de querer ampliar seu público focando em consumidoras de classe alta. O problema estar em ignorar as pessoas que ajudaram a marca a crescer ao longo dos anos. Quer se associar a blogueiras famosas, com muitos pageviews por dia, por achar que isso vai agregar valor à marca? Beleza, talvez funcione, talvez seja um tiro no pé, só o tempo dirá. Mas não é preciso deixar de lado as outras blogueiras, aquelas com que as consumidoras mais se identificam e que, muitas vezes, induzem as leitoras a comprar alguns pares de sapato.

É claro que não estou dizendo que a Melissa deveria chamar uma blogueira com 50 acessos diários, que quase ninguém conhece, porque isso não traria visibilidade para a marca, mas existem bons blogs que falam sobre Melissas e que podem não ser tão famosos quanto a turminha dos F*Hits, mas têm uma certa audiência. Para mim, o maior pecado da Melissa neste caso foi confundir acessos com relevância. Fosse eu a responsável pelas mídias sociais da marca, preferiria vincular o nome da marca a uma blogueira que tivesse uma audiência engajada, que se identificasse com a empresa. Mas isso sou eu, e eu não sou a dona da razão.

Sinceramente, eu acho que o caso da #melissafail tem mais a ver com uma estratégia de marketing não muito bem sucedida do que com canalhice. Pela postura da Melissa nas mídias sociais já dá para ter ideia de que o marketing deles é meio #fail, mesmo, até mesmo pela postura de não responder comentários negativos e tudo o mais. Muitos têm comparado esse caso ao da #sancion171 mas, por favor, é muito diferente! Ainda que as melisseiras possam ter se sentido jogadas para escanteio, neste caso, ao meu ver, não houve mentiras, desrespeito ou desonestidade com o consumidor. Não estou defendendo a marca porque não ganho para isso, mas creio realmente que vão acabar percebendo o erro que cometeram e se retratar. Posso estar sendo ingênua e acreditando em coelhinho da páscoa, mas ainda acredito no bom senso, afinal.

Dessa história toda, o que tenho a dizer é que perdi um pouco da simpatia que tinha pela marca, mas não vou boicotar, até porque eu nunca consigo levar esses boicotes adiante, a não ser que eu tenha sido maltratada pessoalmente por uma empresa. Uso Melissa há anos e nunca tive problema nenhum, ao contrário, a única vez em que uma sandália arrebentou, eu reclamei e eles me mandaram uma nova de graça, mesmo sendo de uma coleção antiga.

Também não vou parar de comprar e de usar. Talvez não compre nada nessa coleção por despeito, mas quando houver algum modelo que me agrade, comprarei, sim, mesmo não ficando muito feliz por ajudar a financiar jabá. Isso porque meus pés são frescos e vários sapatos me machucam, e, por incrível que pareça, as minhas Melissas são confortáveis, sim. Eu não sou do tipo colecionadora, que precisa comprar pelo menos um modelo em cada coleção. Compro o que me agrada, quando me agrada, e continuarei fazendo isso. Outra coisa que vi foi muitas meninas falando que vão vender seus pares como forma de protesto, mas, para mim, isso é besteira, porque não vai prejudicar a marca diretamente. Não acho errado quem vai deixar de comprar ou se desfazer das Melissas que já tem, e encorajo toma forma de protestar, só estou dizendo que eu não farei isso.

Para mim, o protesto melhor nem é o boicote, nem a venda de sapatilhas usadas, mas sim o buzz que está sendo feito nas mídias sociais. Com todas as críticas, vamos ver se a marca vai conseguir reverter o descontentamento das consumidoras e não se queimar ainda mais do que já está queimada na rede. E fica de lição para a Melissa aquilo que eu sempre falo: relacionamento transparente e engajado com o consumidor é o caminho do sucesso em uma época em que informações e opiniões são propagadas rapidamente graças à internet e as mídias sociais. Não adianta mais tentar esconder as sujeiras debaixo do tapete, o que funciona é gerenciar crises sabiamente e saber dar a volta por cima.

E você, o que acha disso tudo? O post é meio polêmico porque eu tenho a opinião um pouquinho diferente do que tenho visto no twitter, então conta para mim o que você pensa do caso #melissafail nos comentários!

UPDATE: Taí o comunicado oficial da Melissa sobre o assunto!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo