Projeto Culturando #1: No MASP

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Depois daquele post que eu fiz falando sobre o Museu da Língua Portuguesa, muita gente deu sugestões de lugares legais para ir passear e, de quebra, adquirir um pouco mais de cultura. Papo vai, papo vem, eu e a Jeane do blog Viés Feminino decidimos fazer um projeto que consiste em visitar um museu/exposição/evento cultural por mês para fazer um post. Ok que eu vou furar porque voltarei para o Rio for good esse mês #todaschoranocantinho. Mas foi bem legal fazer esse mês, me diverti horrores, e sempre é bom conhecer lugares novos, né? Para a 1ª edição, escolhemos o MASP, Museu de Arte de São Paulo.


Eu não conhecia o MASP ainda, já havia tentado ir lá para turistar, mas acabei chegando tarde e o museu já estava fechado. Então, fiquei bem empolgada de ter a oportunidade de ir conhecer. Diferentemente da maioria dos museus que eu conheço no RJ, no MASP ocorrem várias exposições simultaneamente, sendo algumas permanentes, com peças do acervo, e algumas temporárias.



Visitei as exposições do acervo, Deuses e Madonas e Romantismo: A Arte do Entusiasmo. De longe, a segunda foi a minha favorita. Não sou fã de Arte Sacra, sempre acabo achando as obras muito parecidas entre si e acabo me sentindo dentro de um igreja. Para ser justa, devo dizer que havia alguns quadros muito bonitos nessa mostra, que brincavam com cores e sombras criando um contraste bem inusitado para este tipo de obra. Infelizmente, não era permitido fotografar e a anta aqui eu acabei esquecendo de levar um caderninho para anotar os nomes dos pintores e tal. Mas, de um modo geral, essa exposição foi um pouco "mais do mesmo", bem parecida com tantas outras que já vi.

Já da exposição sobre o Romantismo eu gostei bem mais! Havia obras de diferentes estilos, bastante distintas entre si, mas que, de alguma maneira, remetiam à estética do Romantismo. Muitos dos quadros me intrigaram bastante, digo logo que não sou A Entendida em arte, mas estudei um pouquinho (bem inho mesmo) sobre isso na faculdade e me divirto tentando elaborar teorias sensatas - ou não - para o significado das pinturas. Também fizemos altas conjecturas sobre o significado de algumas obras mais abstratas, o que, além de ser engraçado, mostra que, no fundo, cada um vê a arte de um jeito. Não existe verdade absoluta, na minha opinião, o que importa é a maneira como aquilo nos toca.

Filosofias à parte, chegou a hora de, enfim, visitar a exposição temporária: Roma - A Vida e os Imperadores.

Se as anteriores eram compostas de muitos quadros e poucas esculturas, com esta ocorre o inverso. Grande parte das obras expostas eram estátuas (em tamanho real ou em miniatura), bustos, máscaras, vestimentas e objetos que remetem ao Império Romano, e uma parte menor era dedicada a mosaicos e afrescos. Muitas das obras me chamaram a atenção, acho que esta foi a exposição mais interessante que visitamos naquele dia. Abro aqui um parêntese para falar que havia uma escultura sen-sa-cio-nal chamada O Falo (sim, foi o único nome que eu decorei) que, como o nome sugere, era uma representação de um pênis gigante e... com patas/garras.  O Falo era representado como se fosse um totem, ou uma divindade a ser adorada. Inicialmente achei meio bizarro, mas, pesquisando para o post, descobri que os romanos tinham uma adoração pelo pênis, que era retratado como símbolo de fertilidade e, pasme, usado como amuleto.

Para mim, esta exposição foi particularmente inspiradora, porque mostra um pouquinho das riquezas de uma época passada. Graças à imensa variedade das obras expostas, o público pode ter acesso a um mundo rico e muito complexo. O Império Romano, com todas as suas tradições e valores, teve sua história retratada por cerca de 370 peças originais, vindas da Itália. Segundo o curador de Roma - A Vida e os Imperadores, Guido Clemente, a exposição "buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades".


Como não dava para fotografar as obras expostas, o jeito foi fazer fotos fora do Museu só para contextualizar e ilustrar o post. É bom que serve como "Look do Dia - Versão "Sou Culta" - not. hahaha



De um modo geral, achei que o MASP possui um acervo muito rico e me encantou o fato de abrigar exposições tão diferentes entre si em um mesmo recinto. Assim, fica mais fácil agradar a (quase) todos os gostos. Gostei de ter conhecido, pena que me atrasei um pouco e, por conta disso, acabamos tendo que ver a Exposição de Roma meio correndo.

O MASP fica na Avenida Paulista 1578, próximo à Estação Trianon-Masp do metrô, e fica aberto de terça a domingo. Às terça-feiras, a entrada é gratuita, fica a dica. Para quem se interessou pela exposição Roma - A Vida e os Imperadores, ela fica "em cartaz" até o dia 22 de abril e eu super recomendo a visita!

Sugiro visitar também o Viés Feminino e dar uma lida no post que a Jeane fez sobre o passeio pois, como falei, cada um enxerga e sente a arte de um jeito diferente, e é bacana conhecer outros pontos de vista. :)

Você curte esses passeios culturais? Já foi ao MASP? Conta para mim nos comentários!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo