Quando Nightwish encontra Patrick Rothfuss

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
A despeito do fato de ser pequenininha e parecer fofa e angelical (aham, cláudia) eu amo heavy metal e Nightwish é a minha banda favorita da eternidade. Amo como o som e as melodias parecem se moldar aos meus sentimentos e traduzir meu estado de espírito como se tivessem sido escritas por mim. Na minha opinião, tem uma canção do Nightwish para cada ocasião da vida. E quando minha banda favorita encontra uma das minhas sagas literárias favoritas, como lidar? Pois bem, possivelmente é isso que ocorrerá no novo álbum da banda, Endless Forms Most Beautiful, que tem lançamento previsto para março deste ano e traz, dentre as faixas, uma intitulada Edema Ruh.



Quem já leu O Nome do Vento e O Temor do Sábio do Patrick Rothfuss, editados aqui pela Arqueiro, já está familiarizado com o nome, que se refere a uma trupe de artistas nômades, cujo principal objetivo de vida é levar entretenimento e música aos mais distantes lugares. Como ainda não vi a letra não posso afirmar que, de fato, a canção é uma referência aos livros. Mas caso os rumores se confirmem, imagine só que mágico um encontro musical entre a saga de Kvothe e as letras de Tuomas Holopainen! Sério, mal posso esperar! Para quem não viu, já falei sobre a série Crônica do Matador do Rei, do Patrick Rothfuss, aqui e aqui



Metal melódico, diga-se de passagem, sempre me lembra sagas épicas e histórias de high fantasy! E esta não foi a primeira vez que bandas de metal se inspiram em livros de fantasia. Inclusive o próprio Bling Guardian tem um álbum inteiro dedicado à obra de Tolkien, que também inspirou bandas como Amon Amarth e Battlelore. 

Já o Nightwish tem uma música no primeiro CD que também faz referência aos elfos de Tolkien, a incrível Elvenpath. Diga-se de passagem, esta música super me lembra World of Warcraft, vai entender as referências nerds da pessoa! Recentemente, porém, Nightwish preferiu beber nas fontes de Poe e lançar uma canção (muito linda, por sinal) inspirada no famoso conto O Poço e o Pêndulo. A canção se chama The Poet and the Pendulum e eu já havia mencionado este fato em um vídeo de Halloween! =O 

Saindo do campo do heavy metal, Haruki Murakami se inspirou nos Beatles na hora de dar nome ao seu livro Norwegian Wood! Ainda não o li, mas a sinopse muito me interessou. Está no Kindle esperando a sua vez, e espero que eu goste tanto do livro quanto gosto da música! 

Mas divago. Voltemos então ao Nightwish. Endless Forms Most Beautiful deve ser lançado dia 27 de março e eu já estou mega curiosa! Afinal, só uma coisa pode ser melhor do que um novo álbum de metal: um álbum de metal que faz referências literárias. É muito amor para o meu coraçãozinho geek! ♥
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo