E finalmente eu li Alta Fidelidade, do Nick Hornby

terça-feira, 21 de abril de 2015
Eu já queria ler Alta Fidelidade do Nick Hornby há séculos, e sempre deixava para lá, até que finalmente me rendi e posso dizer que o livro superou as minhas expectativas. De fato, posso entender porque este livro é considerado um clássico contemporâneo, e é imperdível para pessoas que gostam da cultura pop.



Alta Fidelidade conta a história de Rob Fleming, que é o típico loser: apesar de já ter passado dos 35, não tem uma carreira, não tem amigos, e acaba de ser deixado pela mulher de sua vida. Sua única paixão na vida é a música, que constitui boa parte do seu universo e que norteia a narrativa. 

Uma peculiaridade de Rob, além de ser mimado, egocêntrico e um crianção irritante na maior parte do tempo, é que ele adora fazer listas, e inventa top 5 para praticamente qualquer assunto. Me identifiquei muito com essa parte, por sinal, pois vivo fazendo listas e adoro esquematizar tudo.

O livro é repleto de referências pop e, apesar de se passar nos anos 90, não é um romance datado, pois as questões centrais da história - leia-se a dificuldade de encarar a vida adulta e a solidão dos tempos modernos - são atemporais. Eu me identifiquei, e muita gente vai se identificar também, mesmo sendo o Rob um cara totalmente anticarismático, babaca e imaturo. Aquele clássico exemplo de livro cujo personagem você detesta, mas que acaba compreendendo a razão de ele ser do jeito que é.

Afinal, quem nunca se sentiu perdido na vida, quem nunca se sentiu imaturo, quem nunca sentiu pena de si mesmo e pensou que a vida foi injusta consigo? Eu já, e aposto que você também. É por isso que é tão fácil sentir empatia pelo Rob, apesar dos pesares. E é por isso que é tão fácil amar Alta Fidelidade, apesar de a sinopse em si não ser nada genial. 

No vídeo abaixo eu comento um pouco sobre minhas impressões de leitura e explico por que você não deve deixar de ler Alta Fidelidade:



Em tempo, existe uma adaptação para o cinema de Alta Fidelidade, e vale super a pena assistir, sobretudo porque a trilha sonora é ótima. Aproveita que está disponível no Netflix. ;)

E você, já leu algo do Hornby? Conta para mim o que achou!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo