De como um livro mudou minha vida

sexta-feira, 15 de julho de 2011


"Its gonna hurt more than when Snape killed Dumbledore.
It's time for the Deathly Hallows, the moment we've been waiting for."

Nos últimos dias o assunto tem sido a estréia da segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da morte, que marca o fim de uma era pois, em tese, depois desse filme os fãs ficarão orfãos da série de uma vez por todas. Há quem lamente o fim da saga e deseje que, um dia, ela seja retomada pela autora. Mas eu, particularmente, discordo. Gosto muito do universo criado por J.K. Rowling, mas acho que ele precisava ter um fim, senão a história começaria a perder o sentido. Acho que a autora foi muito inteligente e soube a hora certa de parar. Até porque nada me dá mais raiva do que séries intermináveis de livros, porque a trama começa a virar enrolação, exclusivamente para encher mais linguiça e arrecadar mais dinheiro. Enfim, devaneios à parte, uma parte sentimental de mim está se sentindo muito estranha hoje. É difícil acreditar que uma única trama tenha me acompanhado por tanto tempo, e fico me sentindo velha quando penso que li o primeiro livro quando tinha doze anos e hoje, aos 23, ela ainda faz parte da minha vida e de tantos outros da minha geração.

Diferente do que aconteceu com muita gente, Harry Potter não foi o primeiro livro que li. Pelo contrário, aos doze eu já havia lido mais livros do que muito adulto por aí, e lia, inclusive, "literatura de gente grande", porque confesso que os livros infantis deixaram de me interessar muito cedo. Assim, quando me falaram que a história de um bruxinho estava fazendo um mega sucesso, eu fiquei com preconceitozinho, achando que ia ser muito bobinho e yada yada. Muito tolinha era eu, porque assim que comprei o 1º livro, devorei-o em um dia e, daí em diante, nunca mais larguei a saga. Era até engraçado, porque na época eu pensava que, quando o último livro fosse lançado, eu já teria vinte e tantos anos, e já haveria perdido o interesse. Mas foi uma grata surpresa ver que a história evoluiu junto com seus leitores. Acho até heresia rotular como "literatura infanto-juvenil" hoje em dia, porque estou para ver tramas tão obscuras quanto Harry Potter se tornou, sobretudo do quinto livro em diante.

Enfim, todo esse blá-blá-blá para dizer que, apesar de Harry Potter não ter sido o primeiro livro de minha vida, marcou absurdamente por muitos motivos. Foi a primeira série que eu acompanhei de verdade, que me fez contar os dias para o lançamento de um novo título, que me fez madrugar em frente à livraria, e que me fez chorar de raiva toda vez que alguém deixava um spoiler escapulir. Foi também a primeira série que me motivou a passar quase a madrugada inteira lendo, só indo dormir quando as pálpebras já estivessem se fechando sozinhas. Sim, porque fã que é fã se empolga tanto que só pára de ler quando o livro acaba.

E é por tudo isso que, amanhã, quando eu assistir à segunda parte de As relíquias da morte, o filme derradeiro, lágrimas certamente correrão pelo rosto. Não só as lágrimas de tristeza pela perda dos inúmeros personagens que tia Rowling malvada insistiu em aniquilar, mas também as de emoção por ver um ciclo se fechando. É como se o final da saga potteriana me provasse, de uma vez por todas, que eu cresci.

E para fechar o post com chave-de-ouro, deixo a paródia mais bem feita de todos os tempos da última semana: Hallows (paródia de Halo, da Beyoncé):






"I feel like Voldemort 'cause my soul's being torn apart.
I'm here to see the Deathly Hallows and I know it's gonna break my heart."
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

2 comentários:

  1. Eu lembro que fui fazer minha primeira viagem sozinha e peguei o primeiro livro emprestado de um amigo. Eu detonei o livro só na ida. Eu tinha 17 anos. Hoje eu estava pensando sobre isso... Também sinto como se um ciclo estivesse se fechando. Foram praticamente 10 anos! Nunca gostei dos filmes, não gosto. Mas esse sentimento se estende até a pessoas como eu, que preferem milhões de vezes os livros e acha que os diretores fazem adaptações totalmente toscas para os filmes. Parece que eles nem leram os livros! Isso me deixa revoltada! Vai ser difícil encontrar algo como Harry de novo... Bjo

    ResponderExcluir
  2. It's the end of an era!
    Nossa, fui ver o filme ontem e desidratei de chorar!
    Harry Potter também não foi o primeiro livro que eu li, mas assim que peguei o primeiro livro emprestado de uma amiga no colégio, me conquistou, e apesar dos filmes nunca transmitirem tudo que a gente quer, e sempre cada um vai lembrar de uma cena ultra importante que ficou de fora, não tem como não achar que esse é o momento do fim.
    Nossa, só de ler seu post meus olhos já encheram de lágrimas de novo. Sou frouxa? hahahahahaha
    Com certeza vai deixar uma marca na vida de todo mundo que leu.
    E fato que meus filhos serão coagidos a ler Harry Potter! hahahaha

    Adorei a paródia! Fantástica!

    =*

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo