Marcas que todo mundo ama, menos eu

terça-feira, 5 de julho de 2011

No mundo de hoje, muitas marcas aprenderam que, para se distanciar da concorrência, não basta oferecer produtos de qualidade: é preciso investir no visual, na embalagem e no apelo que os produtos vão gerar. Sobretudo no mercado de cosméticos esse "fator beleza" conta muito, pois que atire o primeiro vidrinho de esmalte a mulher que nunca comprou um produto só porque a embalagem era linda. E daí que, dentre essas marcas ditas "fofinhas", existem algumas que todo mundo ama, menos eu, por mais que as embalagens sejam lindas e que os produtos façam meus olhinhos brilhar. Não é que eu seja do-contra: simplesmente são empresas que abalaram a minha confiança. Hoje vou falar de duas delas: Eyeko e Alice Disse. Provavelmente você vai se surpreender, porque a Eyeko com seu jeitinho de mangá é aclamada por toda a blogosfera, e a Alice Disse produz sapatos realmente lindos. Porém, para mim, como consumidora, toda essa meiguice não é suficiente para desfazer a má impressão que tive, ou com o atendimento ou com o produto em si. 

Com a Eyeko eu nem sei por onde começar, pois foram muitos os problemas. Tudo começou no final de 2009, quando houve uma promoção em que, acima de determinado valor, você ganhava de brinde um esmalte Vintage Polish, verdinho fofo que eu queria muito. Aproveitei o embalo e fiz duas compras, em datas diferentes, e nenhuma chegou em minha residência. Detalhe: paguei o frete com rastreio, mas o número nunca chegou a ser enviado para mim. Depois de muita espera, falei com a representante da marca e ela prometeu reenviar. Os produtos chegaram, mas, quando eu abri o pacote, veio a surpresa: além de ela não ter enviado o esmalte de brinde a que eu teria direito (pois minha compra original foi realizada durante a promoção) também não enviou o brinde que toda compradora recebe ao usar o código das embaixadoras. Enfim, deixei para lá porque já havia me estressado o suficiente.

Rímel com a escovinha faltando (ficou boiando dentro da embalagem)

Porém, alguns meses depois, o aplicador de um dos rímeis que comprei simplesmente quebrou dentro da embalagem. Obviamente solicitei o reembolso, que foi concedido. Mas a atendente foi fria, como se estivesse me fazendo um favor. Além do atendimento falho, os produtos que experimentei me decepcionaram muito. Verdade seja dita, a Big Eyes é meu rímel favorito, mas todos os outros produtos que comprei ficaram aquém das expectativas: o delineador em caneta deixa o traço super falhado (como já contei aqui), a Magic Mascara não fazia muito por meus cílios e ainda  por cima quebrou sem motivo algum e os esmaltes são bonitos, mas meio ralos, e não valem o preço. Pode até ser que eu mude de ideia um dia mas, hoje, Eyeko é uma marca que não penso em comprar novamente.

Com a Alice Disse o problema também foi resolvido, mas ainda assim eu me decepcionei. Já falei aqui sobre a sapatilha assassina e, por si só, este já seria um motivo para me fazer pegar trauma. O que eu não disse foi que, além de estraçalhar meus pés, a sola da sapatilha descolou na segunda vez que eu usei! Eu colei de volta mas, no último sábado, usei-a e fiquei pasma quando vi que tinha descolado de novo!  Vou levar ao sapateiro porque não quero jogar fora, mas achei um absurdo! É bom lembrar que eu não ando em rua sem calçamento nem uso a sapatilha para caminhar vários quilômetros (até porque me machuca), uso geralmente em saídas rápidas e lugares fechados. Como se não bastasse, o button de gueixa de um dos pés também soltou, e por sorte eu percebi e consegui recuperá-lo.

Sola descolando

Button que descolou no 3º uso, por sorte colei de volta e ele continua no lugar

A despeito de todos esses probleminhas, ano passado rolou uma promoção no twitter e eu ganhei 50% de desconto para comprar no site. Escolhi uma sapatilha, fiz o pagamento, e nada de o produto chegar. Tentei entrar em contato por e-mail inúmeras vezes e não obtive resposta, de modo que só me restou falar com a própria dona da marca no twitter. E, pasme, a resposta que ela me deu foi que a assistente dela havia perdido o número de rastreio, e não tinha como saber onde estava minha encomenda. Eu tenho algumas palavras para definir esse fato, e a mais educada delas é irresponsabilidade. Enfim, ela me devolveu o dinheiro referente ao pagamento e o frete, mas o que eu queria, de fato, era minha sapatilha.

Sei que os correios brasileiros não são confiáveis, mas o erro maior foi da loja, que perdeu o rastreio. Além do mais, fosse eu a vendedora, é fato que enviaria uma sapatilha nova para a casa da cliente, ou então um cupom de desconto para usar na loja, o que não foi oferecido em momento algum. Afinal de contas, eu não queria meu dinheiro de volta: queria a sapatilha pela qual paguei. Também achei meio #fail eu só conseguir falar com a empresa me reportando diretamente à dona, sabe? E ela foi meio fria também, nada da meiguice e atenção que demonstra no twitter. Para não dizerem que é frescura minha, a Ju do blog O Batom de Clarice também teve uma má experiência com a loja virtual e eu concordo que, infelizmente, nem sempre as marcas fofas são geridas por pessoas fofas. Não sei se eu é que sou muito exigente, mas também não pretendo comprar de novo, apesar de babar nas sapatilhas.

E você, tem alguma loja virtual na sua lista negra? Já comprou em alguma das que eu citei? Eu confesso que depois desses episódios não é em qualquer loja que eu tenho confiado.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

7 comentários:

  1. Aaaaah... poxa, que pena. Tinha uma visão completamente diferente e romântica dessas marcas. É tão ruím essa decepção. =(
    Mas é bom ter esse choque de realidade e ver que o mundo não é cor de rosa e as marcas são empresas que visam lucro e nem sempre são legais com o público.

    Beijinhos, flôr.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei as embalagens dos esmaltes da Eyeko fofas, mas nunca tive vontade de investir neles, pq as cores a gente acaba encontrando similares e o preço era alto.

    Qto a Alice Disse, confesso q achava as sapatilhas das coleções antigas mais fofas q atualmente, mas sempre tive medo de investir, pois como disse no seu outro post, meu pé tb é problemático e tudo machuca.
    E como tenho uma amiga q o pé nem é tão problemático como o meu e tem uma sapatilha de lá q machuca horrores, preferi não gastar meu dinheirinho e me decepcionar.
    Olha, tem horas q dá vontade de dar unfollow nela no twitter, viu hahahahaha
    Ao msm tempo, sei de gente q teve problemas com a marca e foi super bem atendida e foi tudo bem resolvido.

    Mas é horrível qd a gente se decepciona com uma marca que gostava né? =P

    Qto aos esmaltes Andreia, só tem um Portugal, minha mãe trouxe qd foi lá ano passado
    Tem umas cores bem legais.
    E o Audrey é a cara do inverno, né hahahaha

    =*

    ResponderExcluir
  3. Não é vc que é exigente não viu; o problema é que muita gente deixa de exigir o que tem direito e isso acostumou muito mal as empresas aqui no Brasil, por isso eles acham que fazem favor aos seus cliente. Fiquei chocada com sua experiência com a Eyeko, só vejo o povo jogar flores à essa marca; eu mesma só conheço o gloss q recebi na GlossyBox. Aliás, obrigada pela visita e o comentário no meu blog.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, adoro blogueira corajosa... haha quase não se vê opinião sincera hj em dia pq td mundo tem medo de perder jabá... Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Também fiz uma compra na Eyeko, mas felizmente chegou bem. Meu brinde da semana era o Vintage Polish, também, e coloquei o código embaixadora,mas só recebi o Vintage. Entrei em contato com loja e eles disseram que é um OU outro, se você quer o brinde do código de embaixadora não pode pedir o brinde da semana.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu fico brava quando isso acontece porque as pessoas babam um ovo em algumas marcas mas, quando vamos olhar o produto, a coisa deixa muito a desejar.
    Além disso, parece que algumas pessoas acham que já alcançaram o posto que queriam e não precisam manter isto com a qualidade que prometem...

    O que você passou é, pelo visto, ainda pior. Porque teve o azar de, com o produto em mãos, comprovar que a compra foi furada...

    Eu nem tive tempo de usar o produto e, ao que parece, a loja não fez questão nenhuma que isto acontecesse.

    Perdi 15 reais nessa por causa do frete. Você perdeu ainda mais.

    Um saco!

    ResponderExcluir
  7. É sempre bom ver opiniões siceras na internet!! Eu sempre tive um pé atrás com essa Eyeko (amor em japonês e blá, blá blá) Durante um tempo foi muito jabá nos blogs, parece que estava todo mundo ganhando pra falar bem da marca que eu sempre achei carésima, não pelas cores dos esmaltes, por exemplo, que eram realmente muito fofas, mas pelo fato de eu ter lido em algum lugar que o prazo de validade era de seis míseros meses, isso não dá, é muito pouco. Quando alguns produtos começaram a ser vendidos aqui no Brasil o povo dos blogs parou de falar da marca, onde foi parar todo o amor? Não se fala mais de coleções novas, mais nada.
    Quanto as sapatilhas eu nunca comprei, e depois desse post pode ter certeza, eu nunca comprarei.
    Beijos e obrigada por nos alertar.

    Clarissa

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo