Sobre opiniões sinceras, jabás e blá-blá-blás

segunda-feira, 11 de julho de 2011
(imagem daqui)

Desde que postei sobre minha má impressão com certas marcas aqui, tenho recebido comentários elogiando a minha honestidade, porque, dizem, faltam opiniões sinceras na internet e todos só elogiam as marcas para ganhar jabá. Fiquei pensando com meus botões sobre isso, porque é uma coisa que me faz refletir, e achei que merecia um post.

O meu blog tem menos de dois meses e ainda é pequeno, de modo que tudo o que resenho aqui fui eu quem comprei. Até agora eu escrevi muito mais sobre produtos que usei e aprovei do que sobre os que reprovei. Não que eu ache errado resenhar produtos que eu não goste: o que acontece é que eu enrolo pesquiso muito antes de comprar algo, então é bem difícil eu me arrepender de uma compra. Mas acho importante falar também sobre as experiências negativas, até para alertar outras consumidoras, afinal, nem todo produto funciona para todo mundo. Enfim, eu não recebo amostras, nem brindes, nem tenho parceria, mas acho tudo isso válido porque, obviamente, quem recebe produtos de empresas tem muito mais "repertório" para o blog, já que ninguém pode gastar mais do que tem para fazer resenhas. Então eu não acho que parcerias com empresas ou mesmo posts patrocinados sejam "coisa do demônio", até porque este discurso seria muito incoerente vindo de uma publicitária. 

O que eu acho que não pode acontecer é propaganda enganosa, ou seja, você exaltar qualidades que o produto não tem para fazer vender, claramente ludibriando as pessoas. Até os anúncios tradicionais estão sujeitos a essa regrinha, tanto que volta e meia o CONAR tira comerciais do ar. Sendo os blogs veículos de comunicação como quaisquer outros, isto também deveria ser aplicado a eles, até por questão de ética. Só que, infelizmente, não é isso que acontece. E daí a gente vê nos blogs uma chuva de resenhas favoráveis a produtos que claramente não prestam, e dá até vontade de rir. Ou então coisas absolutamente bizarras, tipo blogueira que só usa maquiagem de luxo escrevendo posts sobre marcas mega populares porque foi paga para isso.

Nem digo que seja errado, porque cada uma faz o que quer com seu blog, mas eu acho feio, de verdade. Soa falso e, mais cedo ou mais tarde, as pessoas acabam percebendo, tanto que tem blogueira hiper-ultra-comercial que anda sendo altamente trollada por conta disso #abafaocaso. Eu, pelo menos, não gostaria de saber que eu incentivei alguém a comprar algo que não é bom,  e nem venderia minha opinião por alguns batons ou esmaltes porque, para mim, ela vale muito mais do que um punhado de cosméticos.

Outra coisa que me irrita profundamente é quando a blogueira não deixa explícito que um post é patrocinado. Sei que muita gente discorda mas, para mim, fingir que uma propaganda é uma opinião é algo muito grave. É muita ingenuidade pensar que a publicidade escancarada tira a credibilidade do blog: ao contrário, isso mostra que a blogueira é séria e sabe diferenciar o que é a opinião dela e o que é o espaço que ela vende. Pouca gente sabe fazer isso com inteligência, e tiro meu chapéu para essas pessoas.

Eu tenho olho clínico para reconhecer o que é um artigo patrocinado e o que é espontâneo, mas tem muita gente ingênua que nem sonha que possa existir propaganda em blogs, então é bom tomar cuidado com isso para manter a reputação. Eu, pessoalmente, não gosto de entrar em blogs em que metade dos posts é destinada a propaganda ou promoções mas, sinceramente, se estiver bem sinalizado, se a blogueira avisar que o produto X foi enviado pela assessoria da marca, e que o texto sobre o produto Y é um publieditorial, não há problema algum. 

Não acho nenhum absurdo cobrar para falar sobre um produto, porque, afinal, blogs relevantes formam opinião e é mérito da blogueira tornar o seu espaço uma referência dentre tantos outros (é meu objetivo conseguir isso com o Cocota Nerd, mas reconheço que estou caminhando com passos de formiga) então nada mais justo do que cobrar para veicular anúncios nele. Mas, se você pensa em fazer um post pago, tenha em mente que a) você deve deixar isso bem claro na postagem. É de bom tom e demonstra transparência. E b) por favor, seu blog é um espaço só seu na internet, então, tenha o bom senso de anunciar coisas que você usaria. Não vai indicar lixo para as leitoras que confiam em você, né?

Eu sei que a Xuxa não usa Monange e nem a Sandy toma Devassa, mas a diferença é que, no caso delas, o comercial passa durante o intervalo comercial, todo o mundo sabe que aquilo é uma peça feita para vender, ou seja, todos esperam assistir a um anúncio. Contudo, quando a pessoa entra em um blog, teoricamente ela não está condicionada para consumir propaganda, mas para ler um artigo espontâneo, que reflita a opinião de quem escreve. Então, não sacaneie as pobres leitoras: anuncie, mas anuncie direito!  Digo logo que, caso apareça a oportunidade, eu não me recusarei a fazer publieditoriais, mas usarei o bom senso que tento manter em todos os aspectos da minha vida.

Quanto ao post que deu margem a toda essa discussão, eu realmente não acho que sou corajosa ou coisa parecida por dar a cara a tapa e falar mal de marcas famosas por aqui. É uma característica minha ser transparente (às vezes, até demais =X) e desde pequena eu sempre falei o que penso, então não vai ser no meu blog que isso vai mudar. Eu já fui ameaçada de processo por causa de uma crítica pesada a uma empresa feita no Reclame Aqui, e pretendo manter essa sinceridade nas postagens do blog, também. Afinal de contas, parafraseando Cazuza, mentiras sinceras não me interessam.




E você? Acha que eu falei um monte de besteira, concorda comigo, ou o que? Pode soltar o verbo nos comentários! ;)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

9 comentários:

  1. Olhe, eu sei de pessoas que ficaram com raiva de mim porque falei mal dessa marca, a tal, a queridinha de todo mundo... Mas que você também teve o desprazer de experenciar o lado ruim...

    É o preço que pagamos pela sinceridade.

    Já recebi emails de empresas pedindo para fazer postagens sobre loja / produto, que nem conhecia. Claro que não aceitei. E precisava ver como reagiram. Deu para perceber que eu estava sendo a exceção, como se eu fosse a errada.

    Já recebi produtos para avaliar que não gostei. O que fiz, enviei um email sincero agradecendo o envio e explicando que, por não ter dado certo com o produto, não iria falar dele no site. Não acho legal, neste caso, receber o produto e gongar. Parece indelicado com a pessoa que o enviou. Mas também não vou elogiar, pois seria falso com quem lê meu blog e confia na minha opinião.

    Não acho que todo mundo deve agir como eu faço. Escolhi um perfil para meu blog e para a maneira como eu irei lidar com certas coisas. E concordo com você, acho ridículo quando você vê blogueira falando bem de algo que é nítido, ela jamais usaria ou nunca mais vai usar.
    Ou algo que nós, como consumidoras, sabemos que é ruim. Neste caso então, dá até vergonha alheia...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. * reli o comentário, cheio de erros. releve, acabei de acordar. rs =*

    ResponderExcluir
  3. Curiosidade para saber quem é a "blogueira hiper-ultra-comercial que anda sendo altamente trollada"...rsrsrsrs

    Concordo completamente com vc!!


    http://consumidorasantenadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do seu blog!! Já to seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, outro post maravilhoso. Olha, eu achei o seu blog ontem através do blog da Marcela e da Ana, comentei no seu post sobre o assunto e estou comentando de novo hoje, isso para mim é um record, eu nunca comento. Eu procuro ler blogs com muito discernimento, assim como vejo propagandas ou revistas, não tenho a ilusão da "opinião real" das blogueiras, mas já encontrei muita coisa útil (outras nem tanto), as opiniões podem ser tão compradas quanto as das revistas por exemplo, mas tem muita coisa legal e vou continuar buscando os blogs melhores para mim, que tenham a ver com meu estilo e bolso. Tem muito blog por aí que extrapola, blog de esmalte fazendo propaganda até de celular!!! Fugindo completamente do assunto. Nesses casos exerço o meu direito de clicar no Xis e nunca mais entrar. Não me aborreço, se não concordo não vou dar audiência.
    Beijos,

    Clarissa

    ResponderExcluir
  6. fiquei confusa agora...

    Clarissa = Fabíola ou são pessoas diferentes???

    é que o nome que está assinado lá no meu blog é Fabiola....

    ResponderExcluir
  7. Oi, não entendi direito a pergunta, mas eu sou a Fabiola e só eu posto no blog. A Clarissa aí de cima é uma comentarista, e não eu. Não sei se foi isso que vc quis dizer, mas enfim. :)

    ResponderExcluir
  8. rsrsrsrsrs, foi isso mesmo!

    é que a Clarissa disse que comentou no meu post sobre o assunto mas o comentario que tem lá é o seu, então perguntei se era a mesma pessoa (nome composto ou algo do tipo...)

    mas emfim...a dúvida já está esclarecida!

    ResponderExcluir
  9. Olá Thaiany,
    Eu comentei no post da Fabiola "Marcas que todo mundo ama, menos eu ", foi sobre esse comentário que eu havia falado, nesse blog aqui. Eu sou a Clarissa mesmo.

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo