Sobre perfis fake, trolls e bullying

quarta-feira, 31 de agosto de 2011
(Ou: Não leve a vida tão a sério!)


Sempre fui do time que defende que saber rir de si mesma é super saudável. Essa moda de "politicamente correto" me dá sono e eu, sinceramente, acho que as pessoas têm se levado a sério demais. Não é de hoje que eu vejo um monte de blogueiras enchendo o saco reclamando de todo e qualquer comentário que discorde de suas opiniões. Eu entendo que realmente tem gente sem noção que tem como hobby tornar a vida das blogueiras um inferno. Pessoas escrotas existem em qualquer lugar, e sempre vai ter alguém que vai te odiar simplesmente por você existir. Sei disso porque já tive blog por muitos anos e volta e meia aparecia algum anônimo me ofendendo gratuitamente. Acontece que nem toda pessoa que discorda de você é necessariamente um troll. E, sinto informar, nem sempre quem critica o faz por inveja. 

E toda essa pseudo lição de moral é porque nos últimos dias tem rolado uma polêmica no Twitter entre as "it blogueiras" e certos perfis fake criados para sacanear os absurdos que se vê em certos blogs. E eu já estou ligeiramente cansada de ficar assistindo a essa novela envolvendo as "gongueiras" e as blogueiras sacaneadas por elas (e a legião de fãs que tomam as dores). Acredito que todo esse bafafá seja por conta do "sucesso"do perfil da Tipo de Blogueira, que alfineta sem dó as moçoilas que postam besteiras por aí. E daí que algo que aparentemente era só uma brincadeira acabou tomando proporções gigantescas. Já ouvi falar, pasme, até em bullying! E tudo o que eu consigo pensar é: menos, minha gente! 

A questão é que eu não considero o simples fato de tirar sarro de alguém como bullying. Bullying é algo muito mais sério, envolve discriminação e até perseguição, o que eu realmente não creio que seja o caso. Aliás, acho que esta palavra está virando o novo preto, e serve para justificar qualquer coisa hoje em dia. Para mim, o que perfis como o da Tipo de Blogueira fazem é simplesmente juntar em um só lugar todas as asneiras que a gente vê todos os dias. Eu mesma tenho ânsia de vômito quando entro em um blog lotado de erros de português ou em que as blogueiras sejam extremamente fúteis ou grossas. Por isso eu acabo achando as alfinetadas dos perfis fakes muito engraçadas, me divirto horrores porque os posts e tweets muitas vezes dizem aquilo o que eu penso secretamente. Acho, sim, que pegam pesado algumas vezes, mas, falando francamente, quem é que vai ficar ficar traumatizada só por que foi sacaneada por uma desconhecida na internet? Estamos falando de pessoas adultas, afinal.

Existem críticas construtivas e críticas maldosas de gente que não tem mais o que fazer. A gente é que tem que aprender a separar o joio do trigo, no fim das contas. Se uma leitora comentou no seu post dizendo que não gostou do seu esmalte ou do seu batom, isso não significa que ela seja invejosa, nem que esteja te trollando. Significa apenas que ela tem uma opinião diferente da sua. E, sobretudo, isso não é motivo para ficar de #mimimi no Twitter enchendo a timeline dos outros de reclamação. Não tem coisa mais feia do que ficar lavando roupa suja em público.

Para mim, a coisa funciona da seguinte maneira: não quer ser gongada? Então não dê motivo! Escreva corretamente (lembre que o corretor ortográfico é nosso amigo!), planeje seus posts para não falar besteira e não saia dizendo tudo o que pensa nas redes sociais, ainda mais se o seu blog for famoso e você for uma pessoa pública. Eu, pessoalmente, acho que se fosse gongada num desses perfis, provavelmente daria risada e pensaria: "se f$d#u, Fabiola! Já estão te sacaneando por aí". Porque, né, eu não me levo tão a sério.

Eu sei que muita gente provavelmente vai discordar de mim, mas o mundo seria muito chato se todo mundo pensasse igualzinho. Agora, diz para mim nos comentários: o que você acha destes perfis falsos: são escrotice pura ou apenas brincadeirinha inocente?
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

5 comentários:

  1. Bom, eu perdi essas babados então não sei do q se tratou hahahaha
    Mas é o q vc disse, tem aquele povo que só zoa e tem as sem noção que não tem o que fazer e curtem entrar no blog/facebook/whatever dos outros só com o intuito de falar mal, ofender, discordar só pra ser desagradável.
    Mas se o oposto acontece, e alguém não concorda com algo que ela postaram, elas são coitadinhas, né?

    E realmente, bullying is the new black. Tudo na vida agora é bullying, gzuis.

    Mas esses perfis como o Tipos de Blogueira e o Tipos de Leitora são engraçados mesmo, apesar de não seguir, só vejo o q o pessoal retweeta, acho divertido!
    Agora nego que cria perfil fake SÓ pra falar mal dos outros sem propósito, aí haja falta do que fazer, né?

    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu já coloquei um comentário pelo twitter (sou a korudjamake :D), mas vim aqui para dar meus 2 cents tb.

    Uma coisa que sinto na interent é que todo mundo precisa dar sua opinião sobre algo. Precisa, tem necessidade de responder algo. Quando na verdade, a gente só precisa responder algo quando é relevante. No twitter, eu vejo muita gente falando besteira, mas, que eu vou fazer? Eu tenho 3 opções: 1 - xingar mto no twitter (a maioria faz isso), 2 - ignorar, 3 - não seguir mais.

    Normalmente eu ignoro. Quando chega num limite, deixo de seguir (ando fazendo faxina toda sexta-feira no twitter/facebook). A primeira opção para mim não existe.

    Esse papo do tipo de blogueira: eu acho que a intenção vou realmente tirar um sarro, pq chega a ser cômico (senão, triste) certas blogueiras. Eu ria. Era engraçado.

    Não sei se houve alguma outra forma de abuso. Mas daqui, só vi blogueira dando xilique.

    Sinceramente, elas poderiam ver aquelas minhas 3 opções. A maioria escolheu a primeira, xingou muito no twitter. Besteira. Faltou humor. Faltou levar a vida numa boa. Faltou calar a boca do tipo de blogueira fazendo um trabalho melhor.

    Ninguém ganha no grito.

    Ótimo post!

    []s
    Lívia

    ResponderExcluir
  3. eu também acho que não tem nada demais em tirar sarro e brincar com os "micos" de algumas meninas. eu até seguia esse tipodeblogueira no twitter, mas depois que ela mudou (acho que trocaram de perfil, de autora) virou baixaria. Ela começou a expor as pessoas (só depois que falaram muito ela colocou "tarja preta" nos rostos de quem ela gongava) e expôs meninas de graça, como a claudinha stoco e a borboletando, tirando sarro que elas eram tipodeblogueira que sabem disfarçar o peso (não pode ter blogueira gordinha?), entre outros absurdos que li. Se isso não é perder a noção e ter um perfil que passou dos limites da brincadeira inocente, eu não sei o que é.

    ResponderExcluir
  4. Politicamente correto é um saco. E concordo que galera está usando a palavra Bullying a torto e a direito. Discordar dos outros não é bullying, é apenas "discordar". Sigo o @tipodeblogueira e acho engraçado. Sei q ela pega pesadaço as vezes e tem vezes que ela pega no pé de alguma blogueira de graça, mas a maioria das vezes, ela aponta falhas ou erros bizarros das blogueiras mesmo, como os erros de português escabrosos e fotos photoshopadas que dão até medo. Acho engraçado tb como algumas blogueiras ou defensoras de blogueiras querem que estes perfis falsos sejam banidos. Já que não pode falar mal de ninguém, acho que as revistas e blogs de fofocas tem que sair do ar tb, pq o q eles falam mal de celebridades não é fácil. rs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog e já sigo :)
    Passa no meu ?



    Beijoquas@

    ResponderExcluir

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo