Sobre gurus de dieta, body shaming e idolatria

quarta-feira, 3 de abril de 2013
Eu sigo vários perfis de dieta e fitness no instagram e no facebook, porque acho motivador. Mas uma coisa me incomoda profundamente: o surgimento de "gurus" neste nicho, e o endeusamento que as seguidoras costumam fazer destas gurus. Geralmente tratam-se de nutricionistas, personal trainers ou simplesmente pessoas que malham muito e/ou já perderam muito peso.



Veja bem, não é que essas pessoas não tenham mérito. E nem é invejinha ou recalque, porque né, eu também emagreci horrores e não me acho digna de ser "ídolo" de ninguém. Todos sabemos que emagrecer não é fácil, e é louvável quem consegue vencer a obesidade e conquistar um corpo desenhado e com baixo percentual de gordura. Agora, será que isso é o suficiente para elevar estas pessoas à condição de "musas'? Ou de ídolos? Para mim, não.

O pior de tudo é que o pseudo-sucesso sobe à cabeça e essas "musas" começam a cagar regrinha loucamente. E aí o que era inspiração vira neurose, pessoas "normais" que se dão ao luxo de comer besteiras uma vez ou outra são julgadas e passa a ser visto como normal não sair da "dieta" nunca, como se fosse crime comer uma bala a mais ou tirar um day off da academia. Obviamente não tenho nada contra quem fica focada 24/7, mas não acho que precisem ironizar quem não faz isso e se dá ao luxo de sair da linha de vez em quando.

Porque daí para o body shaming é um pulo, e é exatamente o que eu vejo em muitos perfis. Há uma personal trainer no instagram que ama postar fotos de pessoas obesas ridicularizando-as na legenda. Fiquei chocada que, pouco antes da páscoa, ela teve a pachorra de postar uma foto de uma mulher gorda de biquíni e escrever "é assim que vocês vão ficar se comerem chocolate nesta páscoa". E as seguidoras amando e apoiando este mau-gosto, e o body shaming  rolando solto nos comentários. Sinceramente, este tipo de coisa me embrulha o estômago, sobretudo porque já fui obesa e imagino o quanto seria duro me deparar com uma foto dessas e estas piadinhas nojentas em meu feed naquela época.

Obviamente, uma personal trainer tem todos os motivos do mundo para ridicularizar uma pessoa gorda e fazê-la se sentir mal. Afinal, se todas se aceitarem e se amarem mesmo gordinhas, ela morre de fome porque não terá alunos. Mas isso é diferente. É antiético. É feio. É de péssimo gosto. Eu jamais contrataria os serviços desta personal.

Tem gente que acha legal um "choque de realidade" para fazer as pessoas "se tocarem" e entrarem na dieta. Mas deixa a Tia Fabiola contar um segredinho para você: fazer chacota com o corpo alheio não faz ninguém querer emagrecer. No máximo faz a pessoa se sentir um lixo! A pessoa só consegue emagrecer quando o desejo parte dela, e não das imposições dos outros, muito menos de piadinhas cruéis. Been there, done that

Vou ser muito sincera e dizer que não acho obesidade uma coisa legal. Ok a pessoa não ser super magra, ter umas gordurinhas aqui e acolá, há muitas gordinhas lindas e ativas. Já obesidade mórbida é diferente, até pela questão da saúde mesmo, até porque não acho que o corpo humano foi feito para carregar tanto peso, então sempre rola uma desproporção. Sei que posso soar meio agressiva, mas não vou ser hipócrita. Tanto que fiz de tudo para emagrecer e sair desta condição. 

Agora, uma coisa é eu ter esta opinião pessoal. Outra completamente diferente é eu ridicularizar os outros por aí. Isso não tem perdão, minha gente. Não respeito profissional que faz isso, seja educador físico, nutricionista, endocrinologista. Há várias maneiras de vender o seu peixe sem ter que humilhar outras pessoas publicamente. 

Sei dizer que já me controlei muito para não fazer nenhum comentário grosseiro e dizer algumas verdades para a criatura. Simplesmente dou unfollow e a vida segue.



Então, fica aí o meu apelo. Você pode até achar bonito um corpo sequinho, ou então malhado, com músculos definidos. Mas, por favor, não se julgue no direito de discriminar pessoas que não se encaixem no padrão. E se você já se sentiu ofendida por este tipo de coisa, saiba que você não está sozinha! Não é porque eu emagreci que deixei de me importar com o bullying (virtual ou não) contra gordinhos. Leia este post motivacional e seja feliz. ;)


Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo