Livros sobre publicidade

segunda-feira, 4 de novembro de 2013
O post de hoje é bem diferente, vou dar dicas de livros de teor mais técnico sobre publicidade para os coleguinhas de profissão, para quem planeja se aventurar nessa área ou, simplesmente, para quem se interessa pelo assunto.


Tudo o que você não queria saber sobre propaganda foi o primeiro livro sobre o assunto que eu comprei, e li assim que entrei na faculdade. Muitos pensam que é uma profissão cheia de glamour, festas, jabás e prêmios, e o autor, Newton Cesar, aborda de forma bem-humorada as mazelas da profissão, como trabalhar 25 horas por dia, virar noite na agência e lidar com clientes indecisos e prazos apertados. Acho uma boa leitura para quem ainda está em dúvida sobre seguir ou não a carreira. Dica de amiga: não siga!

Fazer Acontecer ganhou nova edição, com um acréscimo de “.com.br” ao fim do título. Acho este livro muito bom para quem trabalha ou quer trabalhar com planejamento. No livro, Julio Ribeiro conta um pouco da sua experiência com planejamento publicitário, fala de cases, e dá uma verdadeira aula de como conseguir uma campanha de sucesso. Bem bacana para quem quer descobrir o que é necessário para “fazer acontecer”.

Um TOC na Cuca foi um livro que me recomendaram quando eu estava no segundo período e, se não me engano, só é possível encontrar em sebos (o meu eu troquei no Skoob). Nele, Roger Von Oech dá uma série de dicas para quebrar o bloqueio criativo e conseguir pensar “fora da caixinha”. O livro é repleto de desafios e exercícios para estimular a imaginação. Acho bem útil para profissionais que têm a criatividade como fonte de renda.

De título auto-explicativo, Raciocínio Criativo na Publicidade de Stalimir Vieira é uma pequena aula de como criar uma comunicação que cative e que faça a diferença em meio ao mar de campanhas mal-feitas que vemos por aí. O foco aqui é o planejamento, mas aborda várias áreas da publicidade, com cases divertidos. Do mesmo autor, também já li Marca: O que o coração não sente os olhos não veem, e gostei muito.

Na fila de "ainda vou ler" ainda estão A publicidade é um cadáver que nos sorri, de Oliviero Toscani, e Criatividade em propaganda, de Roberto Menna Barreto. Já estudei um pouco sobre eles durante o curso, mas ainda não os li por inteiro. Quando eu ler, conto o que achei.

Enfim, fica aí a dica para os coleguinhas de profissão. 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo