Roberto Carlos em Detalhes: A polêmica biografia proibida

terça-feira, 19 de novembro de 2013


Recentemente ressurgiu a polêmica em torno das biografias não-autorizadas, e foi o maior bafafá. Neste contexto, é impossível não lembrar da biografia de Roberto Carlos, que foi lançada em 2006 e recolhida logo depois por ordens judiciais, porque teoricamente invadiria a privacidade do cantor. Eu não gosto de biografias, mas gosto de polêmica, então tratei de ler Roberto Carlos em Detalhes, do autor Paulo Cesar de Araújo, e hoje vim dar a minha opinião sobre o livro, e meus vinte centavos sobre este assunto tão controverso.

Sobre o livro Roberto Carlos em Detalhes


Primeiramente, Roberto Carlos em Detalhes é um livro extremamente bem escrito, e gostoso de ler até mesmo para quem não é fã do gênero (euzinha! o/). Segundamente, nenhum fato descrito por Paulo Cesar de Araújo é absolutamente inédito, desconhecido do grande público, e muito menos ofensivo. Longe de manchar a imagem do cantor, o livro o enaltece como pessoa e profissional o tempo todo. É uma verdadeira obra de fã, fruto de muita pesquisa e dedicação.

Trocando em miúdos, acho uma pena que este livro tenha sido censurado (SIM, foi censura, não tem outra palavra pra definir, não), porque é um livro bem-feito, de edição linda, com uma escrita muito boa de se ler, e com certeza é um título que todo fã gostaria de ter na estante. Como amo um blá-blá-blá sobre livros, fiz um vídeo dando a minha opinião sobre Roberto Carlos em Detalhes, com um aprofundamento muito maior. Sugiro assistí-lo:



Sobre a polêmica das biografias não-autorizadas


Sinceramente? Acho muito barulho para nada. Se o biógrafo não ofender ou difamar o biografado em seu texto, não vejo por quê proibir. Medidas como a que retirou Roberto Carlos em Detalhes das prateleiras ferem a liberdade de expressão e são um verdadeiro retrocesso. Aliás, nem acho que o que incomodou o chamado "Rei" tenha sido a suposta invasão à sua vida pessoal, e sim a possibilidade de que Paulo Cesar de Araújo ganhasse dinheiro às custas de sua imagem #prontofalei. Caso dinheiro se um dia ele mesmo não contratar um ghostwriter para escrever a própria versão de sua biografia.

E mais, acho controverso e hipócrita que gente que se julga tão moderninha, que lutou contra a ditadura/censura em outros tempos, agora apoie esta barbaridade. Incoerência, a gente vê por aqui.

Sei dizer que tudo isso só prova que tudo que é proibido desperta mais a curiosidade. Enquanto o livro não tinha sido proibido, era apenas mais uma biografia nas prateleiras das livrarias. Hoje, é item de colecionador, uma raridade que chega a valer mil reais. E não duvido que tenha quem pague. Como sou a favor da democratização da cultura e acho que proibir deveria ser proibido, fica de presente o link para download de Roberto Carlos em Detalhes em PDF.

E você, o que acha desta polêmica toda? Concorda, discorda? Vamos conversar nos comentários. ;)

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo