Frozen: amor em forma de desenho animado ♥

terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Não falo muito sobre o assunto aqui no blog, mas eu adoro assistir filmes, sejam aqueles que me fazem refletir, sejam aqueles que me fazem relaxar e me divertir. Hoje, vou dar a dica de um filme muito incrível a que assisti recentemente, na verdade, um desenho animado: Frozen, a nova animação da Disney. Eu adoro desenhos animados e fiquei muito empolgada com Frozen desde que ouvi a trilha sonora. E saí tão embasbacada do cinema que vim direto contar o que achei, e por que este desenho me impressionou tanto.

O que mais amei em Frozen é que a história é super original, bem diferente da maioria dos contos de fada. O enredo gira em torno de Elsa, uma princesa que tem o dom de congelar coisas, e não consegue controlar muito bem esse poder, então tudo o que ela toca vira gelo. Por conta disso, ela cresceu isolada de todos, presa em seu quarto, sem contato com o mundo exterior, para evitar fazer mal às pessoas.

Porém, quando chega o dia de sua coroação como rainha acontece um incidente e seus súditos acabam descobrindo. Elsa é vista então como uma bruxa do gelo e é obrigada a fugir para salvar a própria vida, mas não sem antes lançar um inverno sem fim sobre todos. Só que nesse meio tempo, sua irmã, a Princesa Anna, vai procurá-la, e acaba conquistando aliados no caminho, em uma trama paralela bem bonitinha, por sinal.



O que achei legal é que não é aquela velha historinha de sempre: princesa que procura o amor verdadeiro e só consegue ser feliz para sempre quando encontra o príncipe encantado. Frozen sequer fala em amor romântico, foca nas relações interpessoais, na família e na solidão. A rainha de gelo serve como uma metáfora para pessoas que mantêm os outros distantes e se fecham em si mesmas, em seus próprios castelos de gelo. Com o tempo ela vai aprendendo como quebrar o gelo, de forma literal e metafórica. 

Foi por isso que eu amei tanto a Elsa. Ela não é uma princesa comum, que quer se casar e viver feliz para sempre. Ela só quer ser livre, ser ela mesma, ser feliz. Ice Queen é uma expressão que me define em muitos sentidos, então toda essa metáfora da rainha sozinha em seu castelo de gelo, que é o único lugar em que ela se sente livre de verdade, caiu como uma luva. 

Fora isso os "cenários" são incríveis, a animação é absurdamente bem feita, o 3D realmente foi bem aplicado e não foi somente uma desculpa para deixar o ingresso mais caro e as músicas são maravilhosas, ando viciadíssima em escutar a trilha sonora do filme. Eu assisti em português porque só tem uma sala em todo o Rio de Janeiro exibindo cópias legendadas mas super estou a fim de assistir de novo em inglês só para ouvir as músicas no original. "Let it go" é uma das canções de trilha sonora que mais me emocionaram nos últimos tempos, torço muito por um Oscar de melhor canção original. Vou deixar o vídeo abaixo, porque é maravilhoso.





"Let it go, let it go
And I'll rise like the break of dawn
Let it go, let it go
That perfect girl is gone
Here I stand
In the light of day
Let the storm rage on
The cold never bothered me anyway."








Sinceramente? O ano nem bem começou e eu já tenho um filme favorito amor-para-toda-a-vida. É emocionante, é divertido, as músicas são lindas. Com certeza crianças de todas as idades, até as de 25 anos como eu, vão amar. :)

E você, já assistiu? Pretende assistir? 

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo