Dando uma chance ao King: Misery ♥

segunda-feira, 23 de junho de 2014
O bom de se ter um canal literário e a mente aberta é que você pode acabar mudando de opinião e se surpreendendo. Foi esse meu caso com o Stephen King! Eu havia lido Carrie a Estranha há muitos anos e detestado, então perdi totalmente o interesse em ler qualquer outra coisa do autor. Mas aí a Suma de Letras lançou uma bela edição de Misery e eu fiquei super curiosa! Li, amei, e estou aqui para tirar o chapéu para King e dizer o que eu achei do livro.



O plot é perturbador: Paul Sheldon é um escritor best-seller que sofre um acidente de carro e acaba socorrido por Annie Wilkes, uma mulher aparentemente inofensiva. Ela o reconhece, e, ainda por cima, se diz sua fã número 1, tendo lido absolutamente todas as suas obras! 

Então, o que poderia dar errado? Muita coisa! Aos poucos, Annie se mostra obsessiva, possessiva e desequilibrada, e o mantém dopado e preso em sua casa, sem avisar a ninguém do paradeiro do escritor! Em dado momento, resolve que Sheldon precisa escrever sua obra-prima especialmente para ela, e, para incentivar o trabalho, ela não hesita em usar métodos pouco ortodoxos, como machados, seringas, agulhas e facas elétricas. 



A narrativa é o ponto alto do livro! Fiquei impressionada em como Stephen King conseguiu criar uma atmosfera angustiante, que vai se tornando ainda mais intensa com o decorrer da história. É daqueles livros que você engole, porque precisa saber o que vai acontecer. E, quando chega ao final, você se surpreende, porque é um desfecho amarradinho, coerente e extremamente surpreendente. Não tenho nada de ruim para falar deste livro, juro! 

Um comentário meio off-topic é que eu adorei as pequenas pílulas de reflexões sobre o ofício de um escritor que permeiam a narrativa, e a ligeira alfinetada nos escritores caça-níqueis que vendem a alma que escrevem somente por dinheiro, lançando mil livros por ano e fazendo questão de ser o mais comercial possível. Metalinguagem curiosa, eu diria. 

Enfim, eu tive emoções intensas lendo este livro e com toda certeza ele terá um lugar cativo na minha lista de favoritos de todos os tempos! No vídeo abaixo eu conto melhor sobre minhas impressões de leitura. Vale a pena assistir :)


Para quem gosta destas histórias perturbadoras, existe um filme antigo baseado em Misery chamado Louca Obsessão. Eu assisti após ter lido o livro e achei uma adaptação excelente! Apesar de ter várias licenças poéticas, o longa é bastante fiel à obra e consegue transmitir o clima de tensão presente no livro. Só acho que a Annie do filme é infinitamente mais boazinha do que a Annie do livro, que é totalmente surtada, mas tudo bem. Vale assistir também. ;)

Confesso que ando meio obcecada com o King, comecei a ler On Writing no Kindle e estou lendo em paralelo um livro do filho do autor, Joe Hill. Quero me aventurar por outras obras, quem tiver alguma para indicar pode me avisar nos comentários! 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo