Vivian contra o Apocalipse

quarta-feira, 24 de junho de 2015
Um livro que une forte crítica social e religiosa, traz uma road trip bem diferente de todas as outras e, principalmente, tem uma heroína que foge dos padrões e é cheia de atitude? Tô dentro! Li Vivian contra o Apocalipse, da Katie Coyle, publicado aqui pela Agir Now e gostei muito!




A premissa do livro é super legal! Vamos imaginar um mundo em que os fanáticos religiosos fossem maioria e toda a população os levasse a sério, chegando a acreditar que o mundo estava à beira do apocalipse e que a única maneira de escapar é ser arrebatado antes do fim do mundo e ganhar a salvação eterna. É esta situação de Vivian contra o Apocalipse

No meio disso tudo, existem os descrentes, pessoas que não seguem esta religião e nem acreditam que o mundo vai acabar. Vivian Apple é uma delas. Porém, quando seus próprios pais simplesmente desaparecem no dia do apocalipse, tudo muda de figura. Após um breve momento de hesitação, Vivian decide que é hora de deixar de ser a moça certinha que sempre fora e se tornar implacável, indo atrás de respostas ára seus questionamentos em uma road trip cheia de aventuras com dois amigos, Harp e Peter. 

 é aí, senhores, que o livro vai ficar interessante de verdade, porque vai colocar o dedo na ferida e provocar questionamentos interessantes no leitor. O livro traz críticas ao fanatismo religioso, à discriminação de minorias por parte de alguns membros de certas igrejas, e também ao capitalismo. Tudo isso de uma maneira bem natural e coerente, sem parecer didático demais. Achei incrível ver estes temas abordados em um YA, pois não é algo que eu esteja acostumada a ler. 

Vi muita gente reclamando sobre as duras críticas religiosas feitas no livro de Katie Coyle, mas, sinceramente, não acho que isso tenha fundamento algum! Na verdade, a proposta de Vivian contra o Apocalipse nem é falar mal da igreja ou ridicularizar nenhuma religião em si, mas sim promover o questionamento sobre o que está por trás de determinados líderes religiosos e mostrar que tudo bem se você não quiser crer em nada, não será isso que te levará à infelicidade eterna. 

Eu me empolguei tanto com o livro que gravei um vídeo de 14 minutos contando todas as minhas impressões de leitura! Assista, porque ficou muito legal! 



Quem se interessou pela sinopse, uma dica que dou é ler também Os Três da Sarah Lotz, que trata sobre fanatismo religioso e como ele pode influenciar as pessoas para o mal. Tem resenha aqui no blog e vale o clique. 

Vale lembrar que Vivian Apple é uma série e o final de Vivian contra o Apocalipse dá margem para muuuuitas possibilidades, de modo que mal posso esperar para ler o segundo livro! Quem vem comigo? ;)

Se você já leu o livro conta para mim o que você achou, Se não leu, fica aí a dica porque vale super a pena! 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo