Carioquices: CCBB

sábado, 7 de janeiro de 2012
Depois de tantos posts sobre sacoladas e turistagens em São Paulo, estava na hora de mostrar mais alguns cantinhos que eu amo no Rio, né? Pois bem, da última vez que eu fui lá arrumei um tempinho para matar a saudade de um dos meus lugares favoritos da vida: o Centro Cultural Banco do Brasil.





Eu conheci o CCBB na época da faculdade. Volta e meia eu ia lá cobrir algum exposição ou me inspirar para algum trabalho/reportagem, e me apaixonei logo de cara pela arquitetura do lugar. Mesmo que não houvesse exposição nenhuma "em cartaz" eu gostaria de lá só porque é um prédio lindo. Fora isso, tem sempre mostras interessantes ocorrendo por lá, e todas elas são de graça. Sou capaz de ficar horas percorrendo as salas, mergulhando nas obras e viajando horrores lá dentro. Já fui à exposição da Clarice Lispector (que, em SP, teve lugar no Museu da Língua Portuguesa), à Nippon (sobre a imigração japonesa no Brasil), entre outras. A mais recente, e que está ocorrendo no momento, é a Índia. Eu já fui conferir e está linda!



Fora as exposições, o museu tem outras peculiaridades que me encantam. Há uma videoteca com um acervo incrível, fui lá algumas vezes assistir a filmes para a faculdade que eu simplesmente não conseguia encontrar para alugar ou baixar, e tinha lá. Você paga uma quantia simbólica para assistir ao filme dentro de uma cabine privada e eu achei uma boa alternativa para aqueles filmes impossíveis de se achar internet afora. Além disso, há uma biblioteca maravilhosa dentro do CCBB, que possui muitos livros. Eu não tenho o costume de "alugar" livros porque gosto de ter os meus, mas adoro bibliotecas, amo perder entre corredores imensos de livros, e já cheguei a pegar emprestados alguns livros raros que eu precisava ler para fazer trabalhos. Tentei fotografar para o post mas, infelizmente, a biblioteca estava fechada para reformas. :/

Conforme mencionei, está rolando por lá a exposição Índia, que fica até 29 de janeiro. Infelizmente, não é permitido fotografar dentro das salas, mas isso não me impediu de fazer algumas fotos na entrada e nos corredores do CCBB, só para dar um gostinho. Dá uma olhada:

Ganesha no Hall de entrada

Cúpula enfeitada


A exposição conta com 380 peças que representam a cultura indiana através de instalações audiovisuais, fotografias e quadros, e abrange do térreo ao segundo andar do CCBB. No segundo andar, por sinal, está havendo uma exposição coletiva de arte contemporânea intitulada Índia - Lado a Lado, que conta com 40 trabalhos inéditos no Brasil. Tudo de muito bom gosto e que me fez refletir bastante sobre como a nossa visão de cultura é limitada. Aliás, eu perco horas vendo as obras, porque mergulho de cabeça, tento compreender o que o autor estava tentando passar. Nem sempre consigo, é verdade, mas me divirto relembrando as aulas de arte e estética do curso de comunicação. :)


Táxi indiano usado na novela Caminho das Índias


Agora, eu só devo voltar ao CCBB quando trocarem a exposição, pois já vi a da Índia duas vezes. Ainda não sei o que virá depois, mas provavelmente vai render post, porque eu sou super fã das mostras que acontecem lá no Centro Cultural. Vale lembrar que, além das exposições e dos serviços que o CCBB oferece, ainda existem um teatro, um cinema e um bistrô lá dentro. Fora a Livraria da Travessa charmosinha do térreo, que geralmente tem vitrines temáticas, combinando com a mostra que está acontecendo. Recomendo bastante a visita para todos os apaixonados por arte e que gostem de ver coisas bonitas.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua 1º de Março 66 - Centro. Funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. E dá para ir de metrô, o que é sempre uma boa notícia para as perdidas como eu. Não tem desculpa para não ir conhecer. :)

Você já tinha ouvido falar no CCBB? Gosta desse tipo de passeio?

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo