Carioquices: A Feirinha de Livros Itinerante

domingo, 22 de janeiro de 2012
Como já deve ter dado para perceber pelos meus posts aqui no blog e pelos meus vídeos, eu gosto muito de ler. Assim, é natural que eu compre muitos livros. Já são mais de 200 na minha estante, acumulados durante quase vinte anos como leitora (tô véia, beijos), mas eu continuo comprando como se não houvesse amanhã, o que é ótimo mas me deixa muitos reais mais pobre todos os meses, já que livros, no Brasil, não são nada baratos. E aí, fica sempre a pergunta: como alimentar o amor pelos livros sem ir à falência? Algumas dicas que eu dou para quem quer adquirir livros novos sem esvaziar a conta bancária são se jogar na Estante Virtual, que funciona como se fosse um mega catálogo de todos os sebos do Brasil, com preços bem atraentes, e trocar livros pelo Skoob. Mas quem é do Rio também conta com uma alternativa muito legal: a Feirinha de Livros Itinerante

São várias barraquinhas dessas, tomando a rua inteira

Para falar a verdade, eu nem sei se há outro nome oficial para essa feirinha, só sei que eu sempre chamei assim. Trata-se de uma feira de livros a céu aberto, com várias barraquinhas, como se fosse um grande sebo ao ar livre. Eu chamo de itinerante porque ela "passeia" pela cidade inteira, ficando um pouco em cada lugar. Lá, encontram-se livros novos ou usados, por preços muito variados. Há as barracas especializadas em determinado gênero, tipo livros religiosos, espíritas ou autoajuda. Mas as minhas favoritas são as que vendem todos os estilos literários. Gasto muitos minutos procurando pequenos tesouros dentre as centenas de volumes. Convém pechinchar, porque, geralmente, o vendedor acaba dando um descontinho amigo. 

Como eu sempre digo, neste tipo de comércio é preciso saber garimpar. É claro que você vai encontrar livros custando quase o mesmo preço da livraria, mas é sempre bom procurar também na barraquinha ao lado, porque o mesmo livro pode estar custando a metade do preço. Já cansei de comprar lançamentos por uns dez a quinze reais mais barato do que em livrarias virtuais. Algo que eu acho que super vale a pena comprar lá são os livros da Marian Keyes: nas livrarias, ele custam por volta dos R$50, e já cheguei a comprar na feirinha por R$20. E, para quem tem preguiça de sacar dinheiro, como eu, algumas barracas aceitam cartão. 

A Feirinha costuma acontecer em lugares amplos,como pracinhas. Já vi na Praça General Osório, no Largo da Carioca, na Praça Nossa Senhora da Paz, no Largo do Machado, na Praça Serzedelo Correia, na Praça Antero de Quental, e vai por aí. Eu não sei se tem como saber previamente o "roteiro" que a Feira vai seguir, geralmente eu acabo trombando com ela na rua. Costuma ficar mais ou menos um mês em cada ponto da cidade, e os livreiros fazem reposição de mercadorias nesse meio tempo, então vale a pena visitar a Feira mais de uma vez. Quando tem perto de casa, eu costumo ir uma vez por semana para conferir as novidades.


Eu gosto muito da Feirinha de Livros, já comprei horrores lá e sempre fico feliz quando descubro que ela está de volta em algum local acessível para mim. Infelizmente, não sei por onde anda a Feirinha, mas costumo avisar no twitter quando me deparo com ela. ;D

Se você é do Rio ou está com viagem marcada, vale muito a pena fazer uma visita a essa feirinha, viu? Eu não conheço nada parecido em outras cidades, mas provavelmente deve existir, é só pesquisar. Quem souber de outros projetos literários bacanas, compartilha nos comentários!

Update: Esqueci de falar! Fiquei sabendo pela Jeane sobre um projeto muito legal, chamado Conhecimento Circulante! A responsável pela ideia disponibiliza uma lista de livros para doação, e se disponibiliza a enviar  o livro escolhido (arcando, inclusive, com os custos de envio). A única regrinha é que, após ler o livro, você deve passá-lo adiante para o conhecimento nunca parar de circular. Achei genial e já pedi o meu: escolhi À Sangue Frio, do Truman Capote, e recebi dois dias depois, mas ainda não comecei a ler. Quem se interessar pode entrar em contato com a responsável, Daniela, pelo e-mail daniela.euzebio@gmail.com.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo