Guilty-Pleasure: Romances Policiais

sábado, 21 de dezembro de 2013
Um dos meus grandes guilty pleasures literários são os romances policiais. Muita gente diz que são leitura de qualidade inferior e eu até admito que muitos deles não são exatamente um primor literário. Mas eu adoro! Comecei com Agatha Christie na adolescência, e, hoje em dia, já li diversos autores do gênero. Do precursor Monsieur Dupin, de Edgar Allan Poe, ao jornalista Mikael Blomkvist da trilogia Millennium, leio tudo que envolva mistérios aparentemente insolúveis e amo pôr meus neurônios para trabalhar tentando adivinhar o final do livro.



Uma das minhas autoras tradicionais favoritas no gênero continua sendo a rainha do crime, Agatha Christie. Seus mistérios são os mais eletrizantes e eu sempre engulo o livro para saber logo quem é o assassino! Ao contrário da maioria das pessoas, que prefere o belga bigodudo Hercule Poirot, eu gosto mais da Miss Marple! A velhinha detetive é tão adorável e pouco ortodoxa que acabou se tornando uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos! Já li quase todos os que a autora escreveu e ainda hoje me surpreendo durante a leitura. Tenho uma parte da minha "estante" dedicada somente a eles, precious ones

Uma série de livros que não é exatamente policial mas envolve muitos mistérios e intrigas e eu adoro é a série Pretty Little Liars. Os mistérios são até meio bobinhos, mas a história é uma delícia de ler, e, quando começo um livro, não consigo largar até chegar ao fim. Para quem se interessar, eu fiz um vídeo sobre a série lá no canal.



Mas meus amores policiais mais recentes são os livros da Trilogia Millennium! A série é muito inteligente e bem-escrita, impossível adivinhar a solução para os mistérios desenvolvidos por Stieg Larsson. Lisbeth Salander, a hacker protagonista da série, virou minha personagem queridinha, e com certeza os três livros estão entre os melhores que eu já li na vida! É uma pena que o autor tenha falecido pouco depois de escrever o terceiro livro, pois a literatura está precisando de histórias inteligentes e fora do comum. Também tenho vídeo falando da série, por sinal. 

Dentre os autores nacionais, gosto muito do Luiz Alfredo Garcia-Roza! O personagem principal de seus romances, Delegado Espinosa, é um dos personagens mais inteligentes e carismáticos da literatura policial. Gosto muito porque praticamente todos os livros são ambientados na zona sul do Rio de Janeiro e é delicioso ver lugares reais, onde eu passo todos os dias, serem retratados na história. Outra coisa legal é que a maioria dos títulos tem o final meio em aberto, o que deixa margem para muitas interpretações do leitor. Preciso muito fazer um vídeo sobre os livros do autor.



Por fim, um dos romances policiais que mais me chamaram a atenção nos últimos tempos com certeza foi O Chamado do Cuco, de Roberth Gailbrath (aka JK Rowling). Me empolguei tanto com o livro que corri para ler no Kindle antes mesmo de lançarem aqui no Brasil, e inclusive estou sorteando um belo exemplar aqui no blog! Clique aqui para saber como participar e concorrer a este presentão. 

E você, curte romances policiais? Quais são seus autores favoritos? Conta para mim nos comentários!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo