Cocota Nerd Lê: A Menina que Roubava Livros

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


No meu mundinho de leitora, existem dois tipos de livros: aqueles que a gente lê para se divertir, passar o tempo, e esquecer da história meia hora depois de passar a última página, e aqueles que nos marcam e levam a reflexões, arrancando emoções que a gente nem sabia que existiam antes. Para mim, A Menina que Roubava Livros, do Marcus Zusak, faz parte neste segundo grupinho de livros seletos que entram no meu coração e nunca mais saem de lá. Li logo que a Intrínseca o lançou por aqui e a-mei. E agora, que a adaptação para os cinemas já estreou e o livro voltou à moda, resolvi que era hora de vir aqui falar sobre ele.



O livro conta a história de Liesel, a menina que dá nome ao livro. Ela vive na Alemanha nazista e é adotada por uma família tradicional, já que seus pais eram comunistas e isso não era visto com bons olhos. Com Hans e Rosa, sua "nova" família, Liesel vai passar por bons e maus momentos, conhecer os horrores da guerra e do Holocausto, e aprender a amar os livros de uma maneira bastante peculiar.

Quando ela rouba seu primeiro livro, as circunstâncias não poderiam ser mais tristes: ela estava no cemitério, no velório de seu irmãozinho, quando vê um livro cair do bolso do coveiro e, rapidamente, é tomada pelo desejo súbito de possuir aquele livro. Note que, neste momento, ela sequer sabia ler! Mas o amor pelos livros, pelas palavras, pela literatura, já estava se formando. Quem mais se identifica com o sentimento? o/




Uma coisa bem legal neste livro é que a história é narrada por ninguém menos que a Morte. Vivendo em um país em guerra, nada mais natural que Liesel houvesse estado cara a cara com a morte algumas vezes, e esta famigerada narradora conta ao leitor como foram seus três encontros com a menina que roubava livros. Muito, muito lindo e emocionante, desnecessário dizer que eu chorei cachoeiras, né?

Marcus Zusak nos brinda com uma chuva de quotes impagáveis e uma narrativa sutil, que emociona naturalmente, sem precisar de apelação. Completamente necessário para quem é apaixonado por livros e por histórias bem contadas.



No vídeo, eu conto mais sobre minhas impressões em relação ao livro de Marcus Zusak e falo da adaptação cinematográfica (que, sim, eu já assisti). Caso tenha curiosidade de saber mais, é só me assistir.




E é isso. No vídeo eu reclamei que não dava mais para encontrar a edição com a capa original nas livrarias, mas descobri que várias lojas online ainda têm, então fica aí a dica para quem se interessar.

Compre o livro online:






E você, já leu ou vai ler A Menina que Roubava Livros
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo