E-Books ou "Livros de Papel"?

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Toda vez que eu falo sobre o Kindle em algum vídeo ou post surge, invariavelmente, algum comentário dizendo "mimimi, nada se compara ao cheiro de um livro físico". Eu acho este tipo de comentário uma besteira, honestamente, porque são mídias diferentes, cada qual tem suas vantagens e desvantagens e, portanto, não são exatamente comparáveis. Mas este assunto dá o que pensar. Afinal, será que os e-books substituirão os livros físicos e os e-book readers como o Kindle e o Kobo são a versão moderna da estante?



Em minha opinião, livros têm um valor simbólico que ultrapassa a história contada naquelas páginas: livros são objetos de desejo, muitos contribuem para a decoração de ambientes (quem nunca comprou um livro péla capa, só porque queria tê-lo na estante?), e alguns chegam a ser considerados itens de colecionador. Quem não é bibliófilo não entende como pode uma primeira edição, ou um livro de edição limitada, custar tão caro. Mas quem conhece o valor de um livro, paga feliz o preço de uma edição caprichada, com edição e traduções impecáveis, linda de se exibir para outros amantes de livros!

Eu confesso que antigamente era do time das bibliófilas radicais que amam papel e que pensavam que jamais iriam se render ao mercado de e-book. Mas isso mudou quando eu conheci o Kindle! Obviamente, não acho que ele substitua o cheiro de livro novinho, ou o prazer de folhear pela primeira vez um livro há muito desejado. Mas, hoje, considero meu Kindle um gadget imprescindível e indico para qualquer pessoa que gosta de ler. É muito confortável ler no Kindle por causa da tecnologia da tinta eletrônica, que imita com perfeição a impressão em papel. Ouso dizer que dou preferência a ler livros mais grossos no Kindle, pois não há o incômodo de ficar segurando um livro pesado enquanto vira as páginas. E, a principal vantagem: é leve e cabe na bolsa, o que significa que eu posso carregar quantos livros eu bem entender sem ficar com dor nas costas.





Quando eu amo muito um livro, faço questão de ter na estante. Assim, já aconteceu de eu ler um e-book no Kindle, me apaixonar e acabar comprando o livro mesmo sem pretender reler, apenas para ter um exemplar para chamar de meu. Ainda assim, acho que o Kindle vale muito a pena para as traças como eu, que gostam de ler de tudo um pouco. Fora que, não sei por que, sempre leio muito mais rapidamente no Kindle!

Minha opinião é de que, não, os e-books não substituirão os livros físicos. São mídias diferentes, com interfaces diferentes, cada qual com prós e contras. Continuo amando o Kindle, mas não dispenso o prazer de comprar livros e engordar minha estante, como você pode perceber nos vídeos de book haul que volta e meia eu posto lá no canal do Cocota Nerd

E você, também tem o hábito de ler e-books, ou é do time dos livros de papel? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo