Cocota Nerd Lê: O Substituto, de Brenna Yovanoff

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Alguns livros eu compro só pela capa, e acabo me decepcionando. Mas, felizmente, esse não foi o caso de O Substituto, de Brenna Yovanoff, editado aqui pela Bertrand Brasil.. Além da capa maravilhosa, a história deste livro é incrível! O universo construído é super criativo e diferente de outros romances que já li, mas nada disso é mais importante do que a construção dos personagens, que é maravilhosa e muito rica, e as relações humanas que existem por trás da fantasia e do sobrenatural da narrativa.



O Substituto conta a história de Mackie Doyle, um substituto. Mas, Fabiola, o que raios é um substituto? Bom, um substituto nada mais é do que uma criança que se parece com uma criança humana, mas com algumas peculiaridades, como a alergia ao ferro e ao solo sagrado. Na província de Gentry, de tempos em tempos uma criança é levada de sua casa e, em seu lugar, é deixado um substituto.

Mackie Doyle, o herói de nossa história, é um dos poucos substitutos que consegue chegar vivo à adolescência. Porém, logo descobre que vai acabar morrendo se continuar vivendo em nosso mundo, "venenoso" para a sua espécie, e preciso tomar providências quanto a isso. Nesse meio tempo, estranhos acontecimentos acabam o forçando a procurar suas origens e tentar descobrir, afinal, o que ele é e qual é o seu lugar no mundo.

Os dramas de Mackie servem como metáfora para os dramas de todo adolescente. Quem nunca se sentiu inadequado, um peixe fora d'água? Quem nunca se perguntou qual era  seu lugar, ou se sentiu como se não se encaixasse em lugar algum. Eu já. E aposto que você também. Todos nós somos um pouco como o Mackie. E eu adorei o foco que a autora deu para os dramas familiares e pessoais do personagem, fazendo com que, por incrível que pareça, a mitologia sobrenatural acabasse dividindo espaço com uma profunda reflexão.

Fora a temática super legal e diferente, a história é muito bem contada e eu achei o universo criado por Yovanoff bastante criativo e divertido de se ler. Minha única ressalva é quanto ao final um pouquinho corrido, mas isso eu relevo porque nada é perfeito, e este realmente foi um livro que me surpreendeu bastante.

No vídeo que eu fiz eu conto mais detalhes sobre a história. :)



Preciso dizer que O Substituto está recomendadíssimo? Não, né?

Caso tenha se interessado, compre o livro online nos links abaixo:




Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo