Tudo sobre a minha câmera: Sony Nex-F3

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Quem me acompanha no YouTube já sabe que recentemente eu troquei de câmera, para alegria dos meus 2.400 inscritos que não precisam mais assistir a vídeos com qualidade de imagem duvidosa. Optei por comprar a Sony Nex-F3 e não uma DSLR por vários motivos. Ela é menor, mais leve, mais barata e mais simples de mexer do que uma Canon, por exemplo, mas grava em Full-HD, faz auto-retrato, troca lente e tem tudo o que eu precisava para melhorar a qualidade dos vídeos. Vi como um investimento, mesmo, já que eu realmente encaro o canal como uma espécie de emprego. Como acho que dica boa a gente tem que compartilhar, vim falar um pouquinho mais sobre as funcionalidades da Sony Nex.



Apesar de muita gente afirmar o contrário, a Nex não é uma semi-profissional! Ela é classificada como point-and-shoot, pelo fato de possibilitar o uso de configurações automáticas caso o usuário não manje muito de fotografia. Apesar disso, tanto o zoom quanto o ajuste de foco são feitos manualmente, as lentes são intercambiáveis, há entrada para flash e microfone externos e mais inúmeras funcionalidades típicas das câmeras mais completas. Também dá para configurar ISO, Obturador, Diafragma, controle de branco e mais várias funcionalidades. 

Duas coisas que amei muito na Nex foram o autofocus e a possibilidade de levantar o visor! O foco automático está salvando a minha vida na hora de fazer vídeos em que preciso mostrar os produtos em detalhes, e levantar o visor é uma mão na roda, porque eu consigo ver como estou aparecendo no vídeo sem a necessidade de usar espelhinho. 

Outro ponto que faz dessa câmera muito boa para vloggers é que ela grava em 1080i, o que basicamente quer dizer que você consegue ver cada poro meu no vídeo, de tão boa que é a resolução. Também amo a possibilidade de gravar em mp4, o que facilita minha vida na hora de editar.

Praticidade define


A bateria dura bastante, muito mais do que a da minha câmera antiga (que era uma Cybershot dessas fuleirinhas que todo mundo tem), só que ela não vem com memory card, o que acho uma falha grave, porque vídeos em Full-HD consomem muito espaço. Acabei comprando no Mercado Livre um cartão SD de 16GB para não ter a desagradável surpresa de acabar o espaço no meio de um vídeo, e tem me atendido bem. 

Além do carregador e do cabo USB, ela vem com um cabo micro HDMI para ver as fotos na TV, e com uma alcinha para carregar. Gostei e achei bem completinha, agora preciso urgentemente comprar uma camera bag e um tripé para o meu mini-estúdio ficar perfeito. Também estou estudando a hipótese de investir em um microfone, porque não ando gostando do áudio dos meus vídeos. 

Estou batendo muito na tecla dos vídeos porque minha prioridade quando troquei de câmera era mesmo aumentar a qualidade dos meus, mas também recomendo muito a Sony Nex para fotos, é incrível como as imagens ficam muito mais nítidas, as cores mais fiéis e as fotografias muito mais bonitas com ela!

Eu comprei a minha no Submarino numa mega promoção e paguei R$1200 com frete grátis, mas sinceramente não pagaria o preço atual porque ouvi dizer que ela saiu/está saindo de linha, então considero  R$1800 um valor bem alto para uma câmera que já não é tão top. De qualquer forma, atendeu muito bem as minhas necessidades e achei o custo-benefício bem bacana. Fica aí a dica e aproveite para me acompanhar em Full-HD no canal do Cocota Nerd. ;) 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo