Ultralafa e suas crônicas em quadrinhos

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Eu sempre gostei de histórias em quadrinhos. Foi, inclusive, com a Turma da Mônica que eu aprendi a ler (e a amar ler). Mas depois de adulta tinha deixado as HQs meio de lado e estou tentando retomar o hábito. E um livro ótimo para isso é Ultralafa, de Daniel Lafayette. Com a proposta de narrar um mundo paralelo do nosso dia-a-dia, ele traz em suas páginas muitas referências a fatos cotidianos, à cultura pop e até à literatura. 

São muuitas tirinhas individuais, o que achei ótimo, pois conseguem contar uma história em poucos quadrinhos. Apesar de se tratar de histórias ilustradas, achei a escrita muito gostosa de ler, com uma pitadinha de ironia aqui e acolá e vários easter eggs

Achei bem bacana a "curadoria" das tirinhas escolhidas para entrar no livro, porque mescla bem as tiras de conteúdo mais sério/político/reflexivo, que fazem uma crítica à sociedade de maneira bem-humorada, com as tiras mais engraçadas e despretensiosas. Assim, o livro não fica cansativo de ler, porque trata de diversos temas diferentes e aleatórios. A propósito, eu li esse livro em uma noite, foi uma leitura bem leve e rápida, mesmo. 

Vou mostrar algumas das minhas tirinhas favoritas de Ultralafa. Eu juro que tentei gravar um vídeo falando sobre este livro, mas eu tenho dificuldade de mostrar quadrinhos em vídeo, então resolvi fazer o post por escrito. 


Mistureba: referências à Star Wars e um rápido comentário sobre o hábito de se pedir diversas "saideiras" no bar (quem nunca?) na mesma página. 


Crítica (e alfinetada) de leve aos reacionários nossos de cada dia e sua arrogância costumeira...


Muitas, muitas, muitas referências à cultura pop: Lego, Popeye, Cebolinha e palavrões sem censura. \o/


Easter Egg: Hermann Hesse e seu O Lobo da Estepe também figura no livro, com o personagem Hermann, o lobo solitário. 


Hannibal, mais Star Wars e humor negro.



Outras referências: Mickey, os patinhos escoteiros do Pato Donald, Garfield...


Quem nunca vendeu a alma ao diabo para comprar um par de sapatos novos, não é? =P



Amo essa tirinha da dieta! hahahaha
Me sinto como a mosquinha quando me jogo de corpo e alma numa bacia caixa de chocolate cheio de gorduras e açúcares e delícias. 


Para quem se interessou, o Daniel Lafayette tem um blog muito bacana onde ele posta suas tirinhas regularmente, e vale a pena ficar de olho. ;)

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo