Guest-post: Por que você deveria escrever mais

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Imagine uma audiência de milhares e milhares de pessoas, todas sentadas e com a atenção fixa em uma única coisa: o que você tem a dizer.

Não sobre um tema que lhe foi entregue de antemão, pelo qual você não se interessa muito. Eles querem ouvir você falar o que você deseja falar. Suas ideias. Suas paixões. Suas experiências. Suas histórias sejam elas fantasia ou não. Todas aquelas coisas que você sabe e fala com segurança.

Agora imagine uma criança, sozinha, sentada no chão bem na sua frente, lançando um olhar de súplica, esperando ouvir exatamente a mesma coisa. O sentimento continua mais ou menos o mesmo, não é? 

Todos nós temos uma mensagem para passar. Ideias para espalhar. Histórias para contar. Elas podem afetar milhares de pessoas, mas mesmo que afetem apenas uma, já vale a pena tirá-las de nossas cabeças e expô-las ao mundo.

Eu falo isso por experiência própria. Já mantive minhas ideias dentro das paredes do meu crânio durante tempo demais, então sei como é. Que jogue a primeira pedra quem nunca passou por isso: ter uma ideia e achar que se interessará por ela. Pensar em uma incrível história de romance, mas nunca escrevê-la por achar que não é boa o suficiente.

Com esses receios, ao invés de escrevermos ideias que mudarão o mundo, nós escrevemos mensagens que sabemos que todos irão aprovar. No facebook, no twitter e até no nosso próprio blog. Escrevemos o que achamos que as pessoas querem ler. Esquecemo-nos de escrever o que realmente queremos passar.

O MUNDO QUER OUVIR O QUE VOCÊ TEM A DIZER.


Ou ler, que seja. O fato é que, enquanto você não se expressa, suas ideias não estão indo a lugar algum.

Por que escrever mais?


Escrever é uma arte. Não só uma arte, mas uma das formas de comunicação mais usadas ainda nos dias de hoje. Além disso, ela evolui conforme você a treina. Se você não escreve, não vai aprender a escrever melhor. Se você é um leitor atencioso, sabe que estamos vivendo numa época onde as pessoas têm preguiça de escrever. A quantidade de assassinatos do português que lemos por aí é tamanha que não podemos nos tornar mais um neste meio. Faça um favor a sua língua nativa e escreva mais.

A escrita é perene. Você pode tentar argumentar que fotos e vídeos também são, mas no final, a escrita sempre ganha. Palavras não dependem de plataforma, formato de arquivo, espaço em disco, conexão de internet ou placa de vídeo. Às vezes, imagens falam mais que mil palavras. Mas nenhuma imagem diz o que você está pensando, não é?

É fácil escrever. Você realmente só precisa de papel e caneta. Nada de material caríssimo ou tempo de sobra. Você pode escrever no ônibus, em casa ou durante a aula entediante da faculdade. Pode publicar um blog gratuito e expor suas ideias ao mundo.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO?


Prometa isso para mim: você irá sentar hoje e escrever. Não precisa ter um tema. Pegue uma folha em branco (ou abra um novo arquivo no word) e escreva o que vier na cabeça. Uma história de aventura. Um diário. Uma confissão. Sua opinião sobre a situação do mundo e como melhorá-lo. Não pense em quem lerá, apenas escreva o que você gostaria de expressar, nada mais. Então, publique no seu blog.
Não tem um blog? Comece um. Tem um, mas está parado? Volte à ativa.

Mas eu escrevo contos de ficção / fantasia. Quem quer ler isso nos dias de hoje?” Eu diria que milhares de pessoas. Milhões. Eu sou um deles. Se as pessoas não quisessem ler ficção, não existiriam tantos livros de ficção nas livrarias. É comum acharmos que a nossa ficção é boba demais. Talvez ela seja boba, ou talvez ela seja o próximo best-seller internacional. Você nunca vai saber se não tirá-la da sua cabeça e coloca-la em algum lugar para as pessoas lerem, correto?

Eu também sou escritor e estou iniciando o meu blog. Como falei anteriormente, passei muito tempo escondendo dentro de mim o que eu queria expor ao mundo. Não que eu saiba de uma fórmula mágica para melhorar o planeta, ou que eu me sinta um verdadeiro escritor, digno de comparação com os melhores. Eu apenas cansei de falar para as pessoas que eu tinha algumas boas ideias, e nunca expô-las a ninguém. Se você se identifica com isso, seja bem-vindo.

Mas eu já escrevo, pombas”, você pode pensar. Se você escreve suas ideias livremente, sem medo de ser criticada, sem medo de falhar e sem tentar correr atrás da aprovação de todos, então você está de parabéns. Eu ainda estou tentando.
De qualquer forma, escreva ainda mais.


Até mais ver!

SOBRE O AUTOR
Marco Aurélio é Analista de Sistemas, Escritor e vem experimentando o território do Empreendedorismo como empresário. Ele mora no Rio de Janeiro, no município de São Gonçalo com sua amada esposa Livia.
Muito recentemente ele começou a escrever o seu livro, seu sonho de muitos anos. Ele está começando o seu blog (Abre Parenteses) com o intuito de publicar o que lhe vier à cabeça, especialmente seus textos até hoje inacabados, e também ajudar outras pessoas a publicar os seus.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo