Carioquices: Palácio do Catete/Museu da República

quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Semana passada aconteceu mais um evento literário aqui no Rio, a Primavera dos Livros. Acontece todos os anos, e trata-se de uma mini-feira que reúne stands de editoras menores, não tão mainstream, mas que publicam deliciosas pérolas. As principais vantagens da Primavera dos Livros são: disponibilizar livros aos quais normalmente não temos acesso nas livrarias e, principalmente, oferecer livros a preços muito baixos! Algumas editoras estavam dando 50% de desconto em todos os títulos, valia muito a pena! Mas o post não é para falar da Primavera dos Livros, e sim sobre o belíssimo lugar onde aconteceu o evento: o  Museu da República, no Palácio do Catete!



Localizado em um belo palácio na Rua do Catete, o Museu da República é um reduto verde em meio ao caos do Rio de Janeiro. Muita área verde, laguinhos, estátuas espalhadas pelo palácio e espaço de sobra para quem quer estar em contato com a natureza e se desconectar do "mundo real" por umas horinhas. Eu mesma me joguei em um dos banquinhos e fiquei lendo o livro que tinha acabado de comprar, despretensiosamente, ao ar livre.





O museu dispõe de um auditório, de livraria, de um parque para as crianças, e abriga cerca de nove mil objetos, cem mil documentos, nove mil títulos de livros e periódicos, e coleções de fitas cassete e CDs. Mas o que eu mais gostei foi mesmo de aproveitar as áreas ao ar livre. Achei tão bonito que tirei mil fotos, com o celular mesmo. Pena que fui sozinha, seria lindo fotografar looks por lá. ;)





No fim das contas, o programa de domingo, que estava programado para ser apenas mais um episódio de orgia consumista de livros, acabou se tornando um passeio bucólico por um lugar tão incrível que eu quero muito voltar para visitar com mais calma em outra ocasião. Com o extra de eu ter caminhado até o metrô da Glória e almoçado na região, às três da tarde, relembrando a época em que eu estagiava por lá com uma certa nostalgia. Tempos tranquilos em que não havia aluguel, contas para pagar, e a vida era simples, simples. Recordar é viver, afinal.



Mas enfim, digressões à parte, fica aí a dica de passeio cultural bem divertido. E você, já conhecia o Palácio do Catete? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo