Livro O menino da Mala

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tudo começou em uma singela ida à livraria. Vi o livro O Menino da Mala, escrito a quatro mãos por Lene Kaaberbol e Agnete Friis, li a sinopse e... me apaixonei! Aproveitei que a editora Arqueiro é parceira aqui do blog e pedi que me enviassem. Me empolguei tanto que gravei o vídeo assim que terminei de ler, porque é um livro bem denso e eu não queria esquecer nenhum detalhe importante. 

O principal motivo por eu ter querido tanto ler este livro foi que, segundo a contracapa, os fãs da Trilogia Millennium iriam adorar lê-lo. E mais: que a heroína Nina Borg consegue superar a fantástica Lisbeth Salander. Sinceramente? Não vi muitas semelhanças entre as duas obras, a não ser pelo fato de se passarem em países escandinavos e tratarem de temas pesados com várias pitadas de crítica social. Apesar disso, gostei demais de O Menino da Mala.

A trama gira em torno de Nina Borg, uma enfermeira dinamarquesa super altruísta, cuja missão no mundo é consertar tudo o que há de errado. Para isso, acaba negligenciando um pouco a própria família. Quando Nina recebe a ligação de uma antiga amiga pedindo sua ajuda para "salvar uma pessoa", logo fica intrigada. Qual não é a sua surpresa ao se deparar com uma mala contendo um menino de três anos completamente dopado! Ao contatar sua amiga para obter mais informações, descobre que ela foi brutalmente assassinada, o que desperta em Nina o pressentimento que de, agora, ela e o menino também correm perigo. Decide não envolver a polícia no assunto e parte em uma busca desenfreada pela origem do menino da mala, deixando seu marido e seus filhos preocupadíssimos.

Paralelamente, o leitor é apresentado a outros personagens riquíssimos, como Sigita, a mãe solteira forte e determinada da Lituânia, o casal de milionários cujo dinheiro não pode comprar a única coisa de que precisam e até um criminoso violento que, no fundo, age movido a traumas do passado. Isso foi o que mais amei na história: os personagens muitíssimo bem construídos, com backgrounds bem desenhados, que fazem com que o leitor entenda a motivação por trás de suas ações.

Enquanto a trama se desenrola, outras questões surgem, como a imigração ilegal e a indiferença dos cidadãos da Dinamarca perante o assunto, o tráfico de crianças, a exploração da prostituição das estrangeiras que chegam ao país, entre outros. Isso tudo torna a história bem mais rica. 

A narrativa das autoras é feita de modo a liberar pílulas de informações aos pouquinhos, permitindo que o leitor construa a história em sua cabeça até chegar à resposta. Por sinal, o final do livro é inteligente, surpreendente e deixa um gostinho de quero-mais para os livros futuro da série protagonizada por Nina Borg. 

Gostei muito e com certeza recomendo! Fiz um vídeo contando quais foram as minhas impressões do livro e ficou bem legal:


Você também se interessou em ler O Menino da Mala? Conta para mim o que achou da sinopse. ;)

Disclaimer: Este livro foi enviado pela editora para resenha. Tudo o que foi exposto neste artigo é baseado em minha opinião sincera e não recebo nenhum tipo de compensação para escrever o post.
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo