Por que eu não faço, nunca farei e não recomendo a Dukan

sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Eu acho que os grupos de dieta/fitness no facebook (e até no instagram) são bem bacanas para quem busca motivação. É claro que sempre tem aqueles tipinhos que acham que não existe vida além da barriga com gominhos e que consideram celulite um sinônimo de "falta de vergonha na cara", mas essas pessoas eu faço questão de ignorar solenemente. Gosto mesmo é dos relatos de emagrecimento, dos depoimentos motivadores, das dicas compartilhadas. Algo que observei passeando virtualmente por essas comunidades foi que várias pessoas são adeptas da Dieta Dukan, e logo que começou o boom eu pesquisei para ver qual era. Li o livro do Dr.Dukan, estudei muito sobre o assunto e... devo dizer que torci o nariz. Relutei, mas hoje vim aqui contar por que eu não faço e não indico a Dukan.



Proibir x Reeducar

Para começar devo dizer que eu sou terminantemente contra qualquer dieta restritiva. Primeiro porque não acredito que seja saudável privar o organismo de um grupo de nutrientes. Segundo porque a privação gera frustração, e o que acontece é que, assim que a pessoa alcança o peso desejado e volta a comer "normalmente", reintroduzindo os alimentos que eram proibidos, acaba querendo compensar o tempo perdido e exagerando na dose, o que pode resultar no temido efeito sanfona. É melhor se reeducar, aprender a comer de uma maneira mais saudável e a fazer boas escolhas, sem neuras ou proibições, porque este hábito a gente leva para a vida, enquanto dietas duram apenas por um período. Isso eu aprendi nos Vigilantes do Peso e me ajudou demais.

Uma dieta com baixíssimo teor de carboidratos traz riscos à saúde, por mais que Pierre Dukan afirme o contrário diversas vezes em seu livro. Tanto é verdade que vejo muita gente relatando problemas como dores de cabeça, fraqueza, tontura, enjôo e por aí vai. Para quem faz muito exercício, como eu, a dieta Dukan é quase suicida, porque com todo o farelo que os adeptos da dieta precisam comer, ainda assim falta energia para aguentar a rotina pesada de treino! Mais: excesso de proteína pode acabar sobrecarregando os rins, então quem faz a Dukan tem que fazer exames constantes para monitorar se está tudo bem. 

Alimentos proibidos x Alimentos permitidos

Uma coisa que não me desce na Dukan é o conceito do que pode ou não pode comer. Primeiro, antes da fase de consolidação (quando já se chegou ao peso desejado) simplesmente não se pode consumir folhas e frutas! Tipo, nunca. Até aí eu entendo, porque apesar de serem alimentos saudáveis as verduras e as frutas têm muito carboidrato. Mas o que não dá para engolir é proibir alimentos saudáveis e permitir adoçantes, sucos Clight, refrigerante zero e todos estes produtos ditos light/zero entupidos de conservantes e aspartame. Oi?? Não pode comer fruta, mas pode se encher de pozinho colorido? Onde que isso faz sentido, minha gente? Pasme, já cheguei ao cúmulo de ver uma "dukaniana" dizendo que determinada receita levava morango, mas como não era permitido, ela substituiu a fruta por Clight e criou uma "sobremesa Dukan saudável". Saudável naonde, cara-pálida?

E é bem bizarro isso, porque como elas não podem comer quase nada, ficam inventando e fazendo adaptações que nem sempre são saudáveis. Tipo adicionar pó para pudim diet em tudo para fazer sobremesas fake, substituir as frutas das receitas por suco em saquinho e por aí vai. É muito produto químico para pouca comida, e eu realmente me pergunto onde fica a saúde nisso tudo. Inclusive, sobre estes pudins de pozinho, cabe o alerta: não só têm aspartame, corantes e mil conservantes na composição, como quase todas as marcas no mercado levam amido de milho transgênico entre os ingredientes. Isso me causou muita decepção, porque consumia de vez em quando e achava bem prático.

Refrigerante sem açúcar, gelatina diet e sucos de saquinho não contam pontos nos Vigilantes, então você pode argumentar que também são alimentos "liberados" neste método. Mas não é bem assim. Eu, pelo menos, nunca vi nenhuma orientadora falar nas reuniões que é melhor optar por coca zero ao invés de um suco natural. Ao contrário, sempre nos orientam a dar preferência pelo suco da fruta, porque apesar de mais calóricos, não são calorias vazias. Em compensação, já vi muitas, mas muitas adeptas da Dukan postando fotos de latinhas de refrigerante zero, se dizendo "viciadas" e dando graças aos céus por eles serem totalmente liberados em suas dietas.



O Efeito Sanfona

Por fim, uma pergunta sincera: quem consegue levar uma dieta dessas por muito tempo? Quem consegue levar estes hábitos para a vida? Não digo restringir os carboidratos, mas sim cortá-los quase por completo. Acredito que, como toda dieta restritiva, a Dukan satura as pessoas e, quando os alimentos antes proibidos tornam a ser permitidos, a tendência é que se exagere neles. A meu ver, não há uma verdadeira mudança de hábitos, uma reeducação, por isso a chance de voltar a engordar é bem grande. Não é à toa que metade das pessoas que eu conheço que fizeram a Dukan ou desistiram da dieta ou acabaram ganhando peso novamente.

Funciona?

É óbvio que funciona. É claro que com uma dieta rica em proteínas e paupérrima em carboidratos a pessoa vai perder muito peso, e muito rapidamente. O meu questionamento não é e nunca foi se a Dukan (e as outras dietas da proteína) traz resultado, e sim se é viável em longo prazo e benéfica para a saúde.

Acho que para quem tem muito peso para perder a Dukan pode ser uma boa alternativa, porque os resultados aparecem logo e isso ajuda a motivar. Mas eu, se obesa fosse, faria a primeira fase só para dar um "susto" no organismo e perder os quilos iniciais e depois partiria para um método menos penoso. Sinceramente? Ainda sou adepta da boa, velha e lenta reeducação alimentar. Os resultados podem demorar um pouco mais, mas certamente são mais duradouros e a saúde não se perde no meio do caminho.

Mas afinal, quem é Fabiola Paschoal para recomendar ou des-recomendar dietas?

Ninguém. Não sou médica, não sou nutricionista, não sou educadora física. Sou apenas uma menina que tentou quase tudo para emagrecer, mas só conseguiu quando passou a rever sua relação com a comida. Eu chego a ser chata olhando todos os rótulos no supermercado mas, pelo menos, estou dentro do peso e meus exames estão super ok. E acho que, depois de perder quase 30 quilos sem tomar remédios, eu posso, sim, dar uns pitacos aqui e acolá sobre emagrecimento e dietas. ;)

E é isso! O post ficou gigante, mas acho que consegui pontuar minha opinião. E você, o que acha deste assunto? Eu sei que é polêmico, mas a discussão é sempre válida. 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo