Cocota Nerd Lê: Fake, de Felipe Barenco

terça-feira, 26 de agosto de 2014
Eu recebo muita coisa para ler e resenhar em vídeo, e, por isso, infelizmente não consigo mais dar conta de ler tudo. Então, toda vez que um autor entra em contato comigo me convidando a ler seu livro, eu peço para ver a sinopse e avaliar se vai se encaixar no meu gosto e no perfil do blog. E aí que a sinopse + a contracapa incrível de Fake, do Felipe Barenco, me fisgaram de primeira e o livro furou a fila quando chegou aqui em casa.


Me julgue, mas foi a citação da contracapa que me fez querer ler o livro correndo!

Fake é um YA nacional que conta a história de Teo, um jovem de origens humildes que acabou de passar no vestibular de Direito e está super feliz! Porém, nem tudo em sua vida são flores, e ele está às voltas com o dilema de como contar para a família super careta que ele é gay. Para ajudá-lo nesta empreitada, ele conta com seu melhor amigo Tiago, personagem divertidíssimo, diga-se de passagem.

Quando as coisas não pareciam poder ficar mais confusas, Teo conhece Davi, um rapaz encantador que faz seu coração bater mais forte. Após alguns contratempos eles acabam ficando juntos, mas Teo sempre estranha seu jeitão misterioso.

Acho que não vai ser spoiler se eu disser que, em dado momento, Davi descobre que é soropositivo, e é aí que o livro ganha uma carga dramática muito forte,  pois Teo decide fica ao seu lado e enfrentar junto a doença. A doença de Davi e os dramas familiares de Teo são os toques "trágicos" da narrativa que fazem a história se tornar tão interessante, inovadora e fora do comum.

Aliás, fora do comum é a melhor expressão para descrever Fake! O livro ousa em diversos momentos, seja na linguagem coloquial, sejam nas milhares de referências escondidas entre as páginas, sejam nos recursos gráficos utilizados pelo autor, sejam nos emoticons inseridos no meio do texto para compor diálogos em substituição das palavras. Só posso dizer que Barenco arrasou, e acho muito válido sair da caixa e experimentar de tudo quando se publica de forma independente, sem ter a editora para "travar" a criatividade.




Amo/sou emoticons no meio do diálogo

COMO não amar um livro com um \o/ no meio do texto, Brasil? hahaha
Texto tachado e muito bom humor :D

Eu fiz um vídeo super detalhado contando um pouco mais sobre minha experiência de leitura de Fake, e realmente indico que você assista. ;)


De pontos negativos, só posso citar mesmo o tom ligeiramente piegas que o livro assume em certos momentos e a falta de revisão, com vários errinhos bobos que poderiam ser facilmente corrigidos. Mas nada que faça o leitor desistir da leitura nem diminua a qualidade do livro. Fake é um YA excelente e mais uma ótima opção de livro que trata da homossexualidade de forma leve e muito gostosa de se ler. 

O livro Fake é uma publicação independente e está disponível para compra no site oficial. Tá valendo a pena, viu? :)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo