Cocota Nerd Lê: Uma Paixão por Cultura

terça-feira, 5 de agosto de 2014
Eu amo conversar com pessoas cultas, sempre saio do papo com a sensação de que aprendi alguma coisa. Parece bobeira, mas sempre foi assim. Então, fiquei bastante interessada quando a Fundamento me enviou o livro Uma Paixão por Cultura de Carlos Eduardo Paletta Guedes, porque o livro prometia traçar um panorama sobre cultura geral “for dummies” e eu gosto de histórias que se propõem a nos ensinar algo enquanto distraem.



A história é simples e inusitada: Fábio é um cara normal, cujos interesses não passam nem perto de ler um livro de ficção, ouvir música clássica, assistir a um filme cult ou ir ao teatro. Um cara inculto, no sentido mais restrito do termo. É justamente essa sua falta de cultura o motivo de um pé na bunda épico. Na tentativa de consertar o coração recém-partido, ele acaba conhecendo Thaís, cujo perfil não poderia ser mais diferente do dele: ela vai a concertos, ama Bergman e é uma apaixonada por cultura. É assim que começa a jornada de Fábio para tentar ser mais culto e conquistar a moça.

A premissa do livro é super divertida! No início, a gente vê que o objetivo de Fábio é aprender somente o necessário para “enganar” Thaís e tirar onda de culto, mas conforme a história avança, ele de fato toma gosto pela coisa e se interessa cada vez mais pelos assuntos que pesquisa. Isso vai sendo assimilado através de “aulinhas” por e-mail, pesquisas na internet e outros subterfúgios que ele utiliza para não passar vergonha ao lado de sua querida.

Não vá esperando muita novidade caso você já seja uma pessoa que se interesse por arte, música, livros, filmes fora do balaio de Hollywood e afins. O livro é despretensioso e só apresenta uma “iniciação” à cultura. Como eu disse, é teoria cultural for dummies. Caso você já tenha uma bagagem cultural um pouco maior, não vai notar nada de novo sob o sol. Porém, vai ter vontade de continuar lendo só para saber que fim vai levar a farsa de Fábio hahaha.

Euzinha, que sou essa nerd que pesquisa sobre tudo e adora colecionar cultura útil e inútil, achei certas partes do livro um pouco didáticas demais, mas reconheço que este formato é útil para leitores mais jovens que ainda não tiveram muito contato com obras e referências mencionadas no livro. Indicaria sobretudo para essas pessoas, acho que elas tirarão maior proveito da leitura. :)

Agora, se você quer saber se Fábio fica ou não com a mocinha no final… sinto dizer, mas vai ter que ler o livro. ;)

Dá para comprar o Uma Paixão por Cultura no próprio site da editora, então fica aí a dica para quem se interessou!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo