Li e Amei: Reconstruindo Amelia

terça-feira, 11 de novembro de 2014
Eu fiquei com vontade de ler Reconstruindo Amelia assim que foi lançado pela Editora Arqueiro, e quando finalmente o li, me surpreendi demais com a história. É um livro de suspense, mas com um quê a mais, porque apesar de ter uma investigação como pano de fundo, traz outros subtramas se desenvolvendo em paralelo.



Amelia é uma adolescente de 15 anos. É o tipo de aluna prodígio, vive com um livro debaixo do braço, ama Virginia Woolf e jamais se atrasa, mata aulas ou faz qualquer coisa errada. Por isso, sua mãe, Kate, se choca ao descobrir que sua filha tomou uma suspensão de 3 dias. Ela faz uma pausa em seu trabalho super-estressante para ir até o colégio descobrir o que aconteceu mas, ao chegar lá, descobre que é tarde demais e Amelia se suicidou pulando do telhado. 

A versão oficial é de ela não teria aguentado a humilhação de ser suspensa e, desesperada, acabou cometendo o suicídio. Kate não fica satisfeita com essa solução, mas a vida segue... até que ela recebe uma mensagem anônima dizendo: Amelia não pulou. A partir daí ela vai usar toda a sua influência e contatos como advogada para investigar a morte da filha e descobrir o que de fato aconteceu.

Essa investigação se dá através de posts em blogs, mensagens de texto do celular de Amelia, e-mails trocados por ela, entre outros fragmentos que ajudam Kate a reconstruir a personalidade da filha. Nessa busca, ela acaba descobrindo que sabe menos sobre Amelia do que poderia imaginar.

A narrativa do livro é toda fragmentada, alternando entre as vozes de Kate e de Amelia. Há também trechos de posts no facebook da menina, transcrições de mensagens e mais diversos outros recursos que ajudam o leitor a entender um pouco melhor o que aconteceu com Amelia. O bacana é que estes fragmentos nos ajudam a montar a história em nossa cabeça, e achei que este recursos funcionou super bem. 

Gostei muito por ser um livro de suspense que transcende o enigma, e aborda outros importantes assuntos nas entrelinhas. O livro trata sobre diversas questões, como a descoberta da sexualidade na adolescência, o bullying, os dramas sofridos pelas mães solteiras, e a maneira como a internet pode contribuir para se difamar/expor as pessoas quando usada "para o mal". 

Achei o livro bem amarradinho, com personagens bem construídas, narrativa envolvente e um final e cair o queixo! No vídeo abaixo eu conto um pouco mais sobre minhas impressões de leitura e comento os pontos altos e baixos de Reconstruindo Amelia. Se eu recomendo? Com certeza!



Já leu o livro? Me conta o que você achou! E se você ficou com vontade de ler Reconstruindo Amelia por minha causa, dá um joinha no vídeo e me ajuda a compartilhar. ;) 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo