Como nos tornamos leitores?

quinta-feira, 14 de maio de 2015
A Juliana do canal Caraminholas de JotaPluftz fez um vídeo muito legal sobre os livros que a fizeram se tornar a leitora que é hoje. Achei a ideia super legal, porque nem sempre quem acompanha a gente nas internets sabe como nos tornamos leitores, e é interessante poder mostrar esta faceta. Então resolvi gravar minha própria versão contando como eu me tornei essa pequena traça que sou atualmente, e mostrando os livros que corroboraram para isso.



Eu tenho uma camiseta com a citação do Ziraldo de que ler é mais importante do que estudar. De fato acredito nisso. Ter começado a ler desde cedo me ajudou de tantas maneiras, desde os períodos solitários de quando eu era criança, até a fase depressiva na adolescência, isso para não citar a riqueza de vocabulário que os livros me deram e a mente aberta que os livros ajudaram a construir em mim. A cada página eu aprendo alguma coisa nova, e isso é algo que não tem preço. 

Este vídeo em particular foi muito gostoso de gravar, e bateu aquela nostalgia ao lembrar de livros que foram, e ainda são, tão importantes para mim. Se quiser saber um pouquinho mais sobre os livros que mais influenciaram minha formação como leitora é só dar o play abaixo:


Top 5 de leituras que marcaram a minha infância/adolescência como leitora:

- Quadrinhos da Turma da Mônica
- A Marca de uma Lágrima
- Coleção Vovô Felício
- Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Morte na Mesopotâmia e 13 à Mesa da Agatha Christie (não consegui citar um só da Agatha, sorry)

Em tempo, a coleção do Vovô Felício, do Vicente Guimarães, realmente está esgotadíssima, mas dá para encontrar no Mercado Livre por precinhos suaves na faixa dos R$700 (ouch!). Acho que vou vender os meus... só que não! :P  (Mas calma, também tem mais barato na Estante Virtual)



E você, começou a ler cedinho ou só descobriu os prazeres da leitura mais tarde? Conta para mim nos comentários pois vou adorar saber!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo