Dicas para escritores: como escrever ficção

quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Vivo falando aqui no blog e em vídeo que não pretendo ser publicitária-praticante para o resto da vida. Meu negócio é escrever, minha paixão, meu combustível e o que quero fazer para o resto da vida. Estou escrevendo um livro e com mais mil projetos em mente, então ando lendo bastante sobre o assunto. Por isso, resolvi compartilhar por aqui algumas dicas que acho bem legais para quem também quer se aventurar pelas palavras.



Uma das matérias interessantes que li por aí foi sobre um "coach" de escrita: um professor inglês que se propõe a ensinar autores iniciantes a escrever ficção. Eu tenho minhas dúvidas que se possa ensinar propriamente outras pessoas a escreverem, sabe? Acho que cada escritor tem um estilo próprio e único, que é algo que se adquire com a prática, e não se pode transmitir para um aluno como se transmitem fórmulas matemáticas. Porém, é óbvio que quem tem mais experiência pode dar dicas valiosas para ajudar a aprimorar o texto

O nome do professor é Richard Skinner, e seu livro chama-se "Fiction Writing - The Essential Guide to Write a Novel". Que eu saiba, ainda não tem tradução para o português. Ainda não li o livro, mas li algumas das dicas de Skinner que achei bem pertinente, e vou compartilhar aqui, junto com alguns comentários meus (em itálico). 




1 - CTRL C + CTRL V
Pegue um livro que você admire e copie uma página. Observe o ritmo das frases. O que você nota nelas? Escreva usando os recursos.

Conheço várias pessoas que fazem isso e achei uma ótima ideia! Vou adotar!

2 - BIG BROTHER
Vá a algum lugar cheio de gente, como uma estação de trem ou um café, e observe o que acontece no entorno. Observe as pessoas e tente criar pequenas histórias com o que vê

Faço isso há muuuuitos anos e funciona! Me sinto meio louca observando pessoas estranhas e inventando histórias imaginárias para elas, mas já tive ótimas ideias para contos assim. 

3 - 15 MINUTOS
Pense num amigo e escreva por 5 min. sobre ele. Depois pense no que fez no dia anterior e escreva por 5 min. Por fim, tente estabelecer um elo entre os textos, em 5 min.

Eu faço uma coisa parecida: escrevo sobre sonhos, ou então sobre episódios que tenham acontecido comigo. Parece besteira, mas ajuda muito a descrever as situações com maior riqueza.

4 - AÇÃO!
Um bom diálogo é uma impressão de como as pessoas realmente falam, não uma cópia. Restrinja os diálogos ao mínimo possível. Ações são sempre melhores do que diálogos

Discordo! Amo diálogos, uso e abuso deles, acho que sabendo usar não fica chato. Mas acho que isso varia do estilo de cada autor, né? 

Se interessar, posso fazer mais posts deste tipo, com indicações de livros, sites e artigos que me ajudam a escrever mais e melhor. O que acha da ideia? ;)

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo