Dicas para escritores: O que eu aprendi

terça-feira, 10 de setembro de 2013
Como o pessoal gostou do meu post com dicas de um coach literário para quem quer escrever ficção, resolvi continuar fazendo posts deste tipo aqui no blog. Desta vez, sou eu quem vou dar meus humildes pitacos para você aprimorar sua escrita. "Mas, Fabiola. quem é você na fila do pão para querer ensinar alguém?". E eu respondo: não sou ninguém. Não terminei meu livro ainda, nunca fui publicada MAS escrevo regularmente, online e offline, há mais de dez anos, vivo de redação/webwriting, e aprendi uma coisinha aqui, outra ali, com todos estes anos de experiência informal. 

Então, fique com 5 minipílulas sobre o que eu aprendi e acho que pode ser útil para quem também escreve ou quer escrever.



1- Pratique todos os dias

Parece óbvio, mas vejo muita gente dizendo que queria escrever, mas que nunca consegue fazer nada de bom. Olha, sendo muito sincera, quem não pratica jamais vai conseguir produzir algo realmente bom. Não se iluda: as histórias não vêm prontinhas na nossa cabeça, lindas e bem redigidas. Cada parágrafo é fruto de muito trabalho, muita prática. E só se adquire um estilo próprio escrevendo, escrevendo e escrevendo muito! Minha dica é reservar um tempinho no dia para treinar: vale fazer um blog, vale escrever um conto, o que quer que seja. Estou me mantendo fiel a esta meta, mesmo já passando o dia todo escrevendo no trabalho eu ainda arrumo tempo para escrever por hobby.

2- Ler nunca é demais

Não confio em escritor que não gosta de ler ou que lê pouco, pronto, falei. Não tem jeito, para escrever melhor é preciso ler muito mais do que as pessoas comuns. Assim, você ganha referência, se inspira, consegue descobrir o que funciona e o que não fica tão bom num texto e, de quebra, aprende palavras novas e evita assassinar o pobre português cometer deslizes com a gramática.

3- Bloquinho, caneta, tablet... sempre em mãos!

A gente nunca sabe quando aquela ideia perfeita vai vir nos visitar. Eu, pelo menos, tenho várias epifanias no dia-a-dia, e muitas delas acabam virando um texto. Muitas vezes meus melhores posts ou contos vêm de situações absolutamente banais, e eu já tive uma ótima ideia para crônica, acredite, enquanto comia um croissant. Então, prepare-se para registrar as ideias que você tiver durante o dia, assim você não vai esquecer na hora de desenvolvê-las em um texto.

4- Escreva sobre a sua aldeia

Existe uma citação de Tolstói de que gosto muito, que diz que "se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia". O que quero dizer com isso é que, para escrever bem e tocar o leitor, é essencial que você escreva sobre um assunto que ame, conheça bem e saiba falar sobre. A paixão é o principal ingrediente do bom texto, e as pessoas notam quando você entende daquilo que está falando. Essa dica é válida principalmente para quem está começando, com a prática dá para ir ousando mais. Eu mesma, hoje em dia, dou uns saltos para fora da minha zona de conforto, mas sempre pesquiso muito antes de iniciar um texto sobre assuntos que não domino.

5- Não tenha medo de críticas

Eu sei que o ego de um escritor é enorme e que um texto é como se fosse um filho e, portanto, é bem difícil aceitar críticas sobre ele. Vejo muito autor se desentendendo por aí com blogueiros que não fizeram uma resenha favorável e, sinceramente? Acho que as críticas são um ótimo feedback, um indicador do que está ou não funcionando no texto. Tretar com gente que critica seu livro, além de uma atitude infantil, é inútil porque a opinião da pessoa não vai mudar. Ao invés disso, encare como algo positivo, uma oportunidade de você mudar o que não está tão bom.



Tenho outras dicas, mas já dá para se virar bem seguindo estes pequenos conselhos. Para mim é difícil até hoje, principalmente a parte de lidar com críticas, mas é uma prática que deve se tornar constante. Eu espero muito que estas dicas ajudem a você tanto quanto têm me ajudado ao longo destes mais de dez anos escrevendo. No próximo post da série, pretendo dar sugestões de livros que ajudam a melhorar a escrita criativa. Aguarde. ;)

Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo