Livro O Espadachim de Carvão

segunda-feira, 23 de setembro de 2013
Eu adoro livros de fantasia, mas sou bem chata em relação a eles. Não são todos que me agradam e é difícil uma história ser totalmente criativa a ponto de me surpreender e me conquistar como leitora. Por isso, fiquei bem feliz ao ler O Espadachim de Carvão, do Affonso Solano, sobretudo porque não é tão comum encontrar bons livros de fantasia escritos por autores nacionais. 



O Espadachim de Carvão se passa no mundo fictício de Kurgala, onde o herói da história, Adapak, precisa aprender a se virar sozinho depois que, literalmente, a caverna onde ele viveu a vida inteira se desintegra e ele se vê completamente sozinho no mundo, sendo perseguido por pessoas misteriosas, e sem sequer saber o motivo.

O bacana é que o leitor e sente tão perdido quanto o próprio protagonista, e vamos entendendo aos poucos o que se passa. A história é contada alternando fatos passados com os acontecimentos do presente, permitindo que o leitor construa a história em sua cabeça e vá, junto com Adapak, montando as pecinhas. Apesar de ser parte de uma série, o livro de Solano tem final, yay! 

Vi várias resenhas traçando um paralelo entre o mito da caverna de Platão com a saga de Adapak saindo da caverna para conhecer o mundo real. Não sei se foi intencional, mas, de fato, achei uma interpretação bastante interessante. Outra coisa que achei bem legal foi a analogia entre o fato de Adapak ter o corpo completamente negro (no caso dele, por fazer parte de uma espécia única) e sofrer preconceitos por isso com a discriminação racial. 



Em geral, achei um livro bem despretensioso e divertido, li super rápido e certamente recomendo para quem gosta de literatura fantástica. Em tempo, apesar de ser um livro leve e fácil de se ler, O Espadachim de Carvão é bem escrito, viu? Mais uma estrelinha dourada pro Solano.

Fiz um vídeo bem curtinho falando um pouco mais sobre o livro, e vale a pena assistir caso você tenha se interessado pela trama.


E você, também curte livros de fantasia? Que tal me recomendar algum? :) 


Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo