Umectação Capilar

sexta-feira, 27 de setembro de 2013


Como eu vivo dizendo, o X-Tenso deixa as minhas pontas muito secas. Não reclamo porque acho que é um preço baixo a pagar para ter cabelos naturalmente lisos e que me dão um mínimo de trabalho. Mas sei que não posso descuidar, para que os cabelos não virem uma palha. Uma coisa que me ajuda bastante é a umectação capilar. Já expliquei aqui como eu faço umectação com mel, e hoje vou mostrar como faço umectação com óleos vegetais. Há vários óleos que podem ser usados para isso, no meu caso eu tenho usado o Óleo de Amêndoas e o Óleo de Rícino.

É importante deixar bem claro que, para a umectação, é necessário que os óleos sejam vegetais 100% puros, sem adição de silicones, óleo mineral, essências ou qualquer outro componente. Não dá certo fazer com óleos finalizadores como o Orofluido ou o Garnier Super Óleo 8.

Tem gente que lava os cabelos para depois aplicar os óleos. No meu caso, eu prefiro espalhar o óleo nos fios ainda sujos, ao contrário da umectação com mel que faço com os cabelos já lavados. Aplico apenas do meio para as pontas, pois meus cabelos são oleosos na raiz. A quantidade vai no olho mesmo, não deixo encharcado, mas passo de uma maneira em que sinto como se todos os fios estivessem "envolvidos" pelo óleo.

Depois disso, espero umas três horas para o óleo agir nos fios. Tem gente que dorme e só lava no dia seguinte, mas eu tenho um certo nojinho e prefiro fazer todo o processo durante o dia. Passado o tempo de pausa, lavo os cabelos duas vezes: a primeira com um shampoo transparente e a segunda com um shampoo mais hidratante. Proceder com a aplicação de máscara nutritiva depois da lavagem é opcional. Na maioria das vezes, eu deixo para nutrir no dia seguinte, pois sinto que se fizer tudo no mesmo dia meus cabelos ficam pesados. Vai da necessidade dos fios.



Sobre os dois óleos da foto, eu gosto de usá-los em conjunto. Como o Óleo de Rícino é muito espesso, eu prefiro misturá-lo com o Óleo de amêndoas para ajudar a espalhar no cabelo. Dizem que aplicar o Óleo de Rícino no couro cabeludo e na raiz ajuda a encorpar, mas confesso que ainda não tive coragem. Quando eu testar, conto se deu certo!

Outra coisa bem legal para se fazer com óleos vegetais é turbinar máscaras. Eu amo misturar algumas gotinhas do óleo de amêndoas em alguma máscara de nutrição para deixá-la ainda mais potente. Funciona super, só não dá para exagerar na quantidade de óleo. Ah, e é para misturar o óleo de amêndoas somente na porção da máscara que você for usar na hora.

Gosto muito deste truque e uso sempre que as pontinhas estão pedindo arrego. E você, também tem o hábito de usar óleos vegetais nos cabelos? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo