Graphic Novel: Turma da Mônica Laços

terça-feira, 17 de setembro de 2013
Já devo ter comentado por aqui que aprendi a ler com as revistinhas da Turma da Mônica, e até hoje tenho um carinho especial por histórias em quadrinhos. Lia muito quando criança e mesmo hoje em dia gosto muito de tirinhas como as da Mafalda, por exemplo. Porém, nunca fui entusiasta das famosas graphic novels... até eu ler (e me apaixonar) a Turma da Mônica Laços, da MSP, com desenho e roteiro de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.



Eu comprei na Bienal de tanto que via pessoas falando bem nos blogs. Li no mesmo dia e posso dizer que a meia hora gasta no stand da Panini valeu muito a pena: Laços é realmente incrível, com seu roteiro cheio de referências nostálgicas a historinhas antigas e seus traços fofíssimos.

Por ser escrito a quatro mãos, os traços são claramente distintos. Cada artista tem um estilo próprio e isso fica bem claro na leitura. Apesar de o desenho dos irmãos Cafaggi ser bem peculiar, é inegável que a turma da Mônica tradicional está muito bem representada ali. 

O roteiro também é dos dois irmãos, e é um show à parte. A premissa é simples: Floquinho, o cão do Cebolinha, foge de casa e a turminha se une em uma missão para encontrá-lo, onde vão enfrentar vários obstáculos. Porém, a maneira como a história é contada é encantadora! A metáfora dos laços que unem os amigos está presente em toda a narrativa, e o roteiro traz vários easter egs que quem é fã old school certamente vai adorar ficar procurando (eu não estou certa de ter encontrado todos). 

Tentei mostrar um pouquinho da riqueza de Laços em foto, sem muito sucesso. Sério, a edição é muito incrível e eu me arrependo de não ter comprado a versão de capa dura.









Se você quiser saber um pouco mais, eu gravei um vídeo falando sobre a graphic novel e ficou muito legal:




Muitos coraçõezinhos para as graphic novels da MSP, agora eu quero muuuuuito ler Astronauta Magnetar e Pavor Espaciar

E você, tem tanta curiosidade quanto eu tinha sobre Laços? Tem alguma outra graphic novel para me indicar? 
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo