Resenha Literária: As Guerras do Mundo Emerso

sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Dentre os muitos gêneros literários que aprecio está a Fantasia! Amo ler sobre reinos imaginários e aventuras mirabolantes, me fazem sonhar e acreditar em mundos possíveis onde a imaginação seja o limite. Uma das minhas séries favoritas de fantasia, e que quase ninguém comenta, é a Guerras do Mundo Emerso, da Licia Troisi. Conheci essa série muito por acaso e adorei! O meu primeiro comentário quando comecei a ler foi “essa história é nerdice em level épico!”. Tem dragões, cavaleiros, magos, elfos e todos os elementos que conferem à trilogia RPG feelings.



Esta série é continuação de outra trilogia, a Crônicas do Mundo Emerso. Apesar de ser uma continuação, a saga de Guerras do Mundo Emerso se passa quarenta anos após o desfecho das Crônicas, e os personagens são diferentes, então não tem tanto problema ler fora de ordem. Três livros compõem essa série: A Seita dos Assassinos, As Duas Guerreiras e Um Novo Reino.

A trama gira em torno de Dubhe, uma jovem e solitária ladra, que vive de pequenos delitos. Seu talento natural para o crime acaba chamando a atenção de uma seita de assassinos, que jogam nela uma maldição que somente eles podem quebrar, sob a condição de que Dubhe passe a “trabalhar” para eles. Sem ter outra escolha, Dubhe começa a se dedicar a arrumar um jeito de se livrar da maldição por conta própria. Paralelamente, todo o Mundo Emerso sofre com a possibilidade de um terrível ditador, derrotado há muitos anos, voltar à vida magicamente.

Amei os dois primeiros volumes da série, que fogem completamente dos clichês dos livros YA. Os personagens são muito bem construídos e a narrativa é fluida e fácil de ler. Mas, como nem tudo são flores, o último livro da série deixa a desejar. Achei o desfecho meio corrido, com cara de improvisado, como se a autora não houvesse tido tempo de finalizar todas as tramas paralelas. Decepcionou um pouco, porque uma série excelente na cera merecia um final mais caprichado.

De qualquer forma, acho que Licia Troisi tem potencial e vou continuar acompanhando suas histórias sobre o mundo emerso. A propósito, já existe outra trilogia chamada Lendas do Mundo Emerso, que se passa após o fim das Guerras, sobre o mesmo universo riquíssimo criado pela autora. Essa eu ainda não li, mas estou curiosa.

Dica imperdível para quem também é fã de literatura fantástica!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo