Filmes que você não sabia que foram inspirados por livros

quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Quando o assunto são adaptações de livros para as telas de cinema todos se lembram de títulos como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, entre outros. Mas hoje eu vou falar sobre filmes que também foram baseados em livros, mas que pouca gente sabe.


O Curioso Caso de Benjamin Button





O Curioso Caso de Benjamin Button, vencedor de três Oscars em 2009 e aclamado pela crítica e pelo público à época, é um ótimo exemplo. Pouca gente sabe, mas o longa é uma adaptação do conto de mesmo nome do autor Scott Fitzgerald, o mesmo que nos presenteou com O Grande Gatsby. Este conto foi escrito em 1921 e publicado em uma coletânea com outras histórias do autor. Eu ainda não li o conto original, mas tenho uma versão em quadrinhos muito simpática, que une o texto integral de Fitzgerald a ilustrações bem legais. Uma curiosidade é que várias pessoas falam que o filme é superior ao conto, então quero muito ler para comparar.



Neuromancer





Outro exemplo é o de Matrix. A trilogia fez um mega sucesso na época do seu lançamento, mas muitos desconhecem que o argumento do enredo foi inspirado no livro Neuromancer, de William Gibson.Trata-se de uma novela cyberpunk que aborda temas recorrentes na trilogia, como a inteligência artificial e o conceito de cyberespaço físico. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler Neuromancer e confesso que não sabia disso, até porque sempre imaginei que Matrix era uma “releitura”do conceito de simulacro de Baudrillard mas, lendo a sinopse do romance de Gibson, é possível encontrar várias semelhanças. Tenho no Kindle, um dia eu leio!


Quem quer ser um milionário? 




O indiano Quem quer ser um milionário? , que ganhou o cobiçado Oscar de melhor filme em 2009, também foi baseado em um livro. Sua resposta vale um bilhão, de Vikas Swarup, conta a história de um indiano de origem pobre que ganha uma fortuna em um programa de TV, mas é acusado de fraude. Para provar que é inocente, o personagem decide contar para uma advogada como foi que o acaso o ajudou a saber de cor as respostas para as perguntas do show. Não li o livro mas quero muito ler, porque amei o filme e achei que mereceu todos os prêmios que ganhou. 

A Invenção de Hugo Cabret




Outro exemplo de filme bem-sucedido inspirado em um livro foi A invenção de Hugo Cabret, do qual eu até já falei aqui no blog. Esse eu faço muita questão de ler, porque simplesmente fiquei apaixonada pelo filme e quero muito saber se a história funciona tão bem no papel quanto funcionou na telona. O livro é todo ilustrado, uma graça. *-*

Provavelmente você conhece todos estes filmes. Mas e as obras que deram origem a eles, você leu? Me conta nos comentários!
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo