Cocota Nerd Lê: Enfeitiçadas

segunda-feira, 17 de março de 2014
Quando eu solicitei à Editora Arqueiro o livro Enfeitiçadasprimeiro volume da trilogia As Crônicas das Irmãs Bruxas, eu confesso que o fiz porque achei a capa lindíssima e porque gosto de histórias sobre fantasia, magia e coisas do tipo. Qual não foi a minha surpresa ao descobrir logo nas primeiras páginas que o livro é muito mais do que uma simples história sobre bruxas, é um verdadeiro "manifesto girl power para jovens adultas"! Sério, fiquei enlouquecida e devorei o livro.  =O



Cate, Maura e Tess são três bruxinhas órfãs que herdaram da mãe os poderes mágicos, mas ninguém da cidade, nem mesmo seu pai, sabe disso. Elas tentam a todo custo esconder este segredo, porque a sociedade em que vivem, com todo o conservadorismo e o fanatismo religioso do fim do Século XIX, demoniza as bruxas. Então, as três irmãs assistem todos os dias a prisões de mulheres e meninas sob acusação de bruxaria e vivem com medo de serem descobertas. O mais irônico de tudo é que poucas destas acusadas realmente são bruxas. Na verdade, a maioria é presa por ser liberal demais, não ter medo de dar opinião e de questionar o status quo. Basicamente, são presas por serem mulheres e não ficarem em seus lugares. 

As três protagonistas não têm nada de mocinhas indefesas e sem opinião própria, porém todo cuidado é pouco na hora de camuflar seus segredos. Por isso, elas acabam se camuflando na Alta Sociedade e fingindo ser moças decentes e bem-comportadas. Mas quando Cate descobre que uma antiga profecia (#HarryPotterFeelings) fala sobre três irmãs com poderes mágicos capazes de libertar as mulheres da dominação a e as tornarem livres, logo percebe que, se forem elas as três escolhidas, precisarão tomar decisões importantes e fazer certos sacrifícios em prol de um bem maior.

E nesse meio tempo elas vivem dramas pessoais: Será que devem entrar para o convento para escapar de casamentos arranjados? Como fazer com que as pessoas enxeridas da cidade não desconfiem de que elas possuem poderes mágicos? O que o diário de sua mãe poderia revelar sobre a profecia? A forma como Jessica Spotswood conta a história é instigante e eu simplesmente não conseguia parar de ler! 

Achei muito bacana o fato de a autora a todo instante nos lembrar da opressão que existe mas, ao mesmo tempo, dar munição para lutar contra ela. Em vários momentos as personagens comentam sobre os horrores vividos pelas mulheres e a injustiça de os homens quase nunca serem acusados de nada, não importa quantos crimes cometam. O mais legal é que, como se trata de uma trilogia, imagino que este assunto ainda será amplamente discutido nos próximos volumes, e estou curiosíssima para saber o que vem por aí.

Não vou mentir. Eu realmente achei a sinopse muito bacana, e a narrativa de Jessica Spotswood é mega envolvente, tanto que eu li este livro muito²² rápido, porque queria muito saber o que iria acontecer com as três irmãs bruxas.. Mas o maior mérito de enfeitiçadas não é nem a história, e sim o fato de plantar a sementinha na cabeça das meninas, trazendo a mensagem implícita de que "hey, você pode ser quem você quiser e lutar por seus direitos, não é certo nem justo que a objetifiquem e inferiorizem"

Agora, prepare-se para o choque: o livro não tem final! A pergunta central da história fica em aberto e provavelmente só será respondida no próximo livro da série. Estou super ansiosa pra saber o que o destino reserva às irmãs bruxas e contando os dias para poder ler Amaldiçoadas

Recomendo muito, especialmente para as meninas mais jovens. Acho que Enfeitiçadas pode ser um livro bem inspirador, além de ser um romance fantástico bem escrito e muito gostoso de se ler. ;)

Compre o livro online: 




Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo