Cocota Nerd Lê: Fluam, minhas Lágrimas, disse o Policial

terça-feira, 18 de março de 2014
Antes de eu fechar parceria com a Editora Aleph, minha experiência com literatura de ficção científica se limitava aos livros de Isaac Asimov, que eu li há muito tempo e gostei, mas que não me motivaram a sair correndo atrás de outros títulos do gênero. Por isso, quando chegou aqui em casa o Fluam, minhas lágrimas, disse o policial, de Philip K Dick, me entusiasmei com a oportunidade de voltar a me aventurar na ficção científica, e digo logo que amei! Nunca havia lido nada do autor e comecei com o pé direito, porque este livro de sinopse intrigante e e nome curioso me surpreendeu demais. 



Fluam, minhas lágrimas... conta a história de Jason Taverner, uma verdadeira celebridade do show business. Jason tem milhares de fãs, é conhecido por todos e acha que o mundo gira ao redor de seu próprio umbigo, até acontecer algo muito estranho com ele. Certo dia, Jason acorda sozinho em um quarto de hotel vagabundo, sem nenhum documento. 

Ao procurar seus amigos, logo descobre que ninguém parece se lembrar dele. Para piorar, descobre também que não há registro algum de sua pessoa, como se ele jamais tivesse existido. Tudo isto em uma sociedade repressora e controladora, que observa passo a passo de todos os indivíduos e pune severamente quem assume identidade falsa ou anda por aí sem identificação. Ou seja, caos!

A partir daí, a luta de Jason Taverner deixa de ser para voltar a ser um apresentador mundialmente famoso, e sim para se manter a salvo e descobrir o que aconteceu com ele. Seria vingança de alguma fã louca ou desafeto? Seria punição por alguma coisa? Seria simplesmente um sinal de loucura? Eu não vou contar, mas garanto que o final é mega surpreendente!

Como é bem comum em livros de ficção científica, há vários temas que convergem para nossa sociedade atual, permitindo muitos questionamentos. Alguns dos temas levantados por Philip K Dick em seu livro são as relações incestuosas, o abuso de drogas recreativas, os enormes riscos da manipulação genética entre outros. Além disso, também há uma forte crítica aos governos repressores e ao controle dos cidadãos.

Eu gostei demais da narrativa de Philip K Dick, da criatividade da sinopse e, sobretudo, do final do livro, que superou todas as minhas expectativas e beira a genialidade, na minha opinião. Recomendadíssimo para os fãs de ficção científica e também para quem deseja começar a ler bons livros do gênero.

Caso queira saber um pouco mais sobre o livro e descobrir minhas impressões de leitura, fiz um vídeo sobre Fluam, minhas lágrimas, disse o policial


Compre o livro online:





Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo