Cocota Nerd Lê: Vida de Gato, de Clara Averbuck

sexta-feira, 21 de março de 2014
Eu não sei com você, mas comigo sempre rola de muita gente indicar determinado autor e eu sempre adiar a leitura por um motivo ou outro e, quando finalmente leio, fico me perguntando por que raios demorei tanto para conhecer tal preciosidade. Foi exatamente o que aconteceu com a Clara Averbuck! Desde sempre me indicam os livros da autora, que são viscerais, sinceros e fortes, como eu gosto, mas eu nunca tinha lido até ter a oportunidade de saborear Vida de Gato. Eu costumo gostar muito dos textos da Clara, seja em seu próprio blog, seja no Feminismo pra que. Nem sempre concordo com ela mas, em geral, acho que sabe argumentar e vender seu ponto de vista. Tudo isso para dizer que: Como nunca tinha lido um livro dela antes?? :O



Vida de Gato não é um livro para quem aprecia plots bem definidos, textos estruturados com introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho. Isso porque o livro não tem uma história específica, e sim uma narrativa contínua sobre os pensamentos, sentimentos e dramas de Camila, a personagem principal que brilha justamente por não ser a mocinha perfeita que tanto vemos em outros livros. O livro é sobre ela, em primeira pessoa, e a narrativa é tão sensível e intensa que o leitor consegue sentir na pele a dor da personagem ao ser despejada, perder o amor de sua vida, sofrer sem dinheiro porque sobram contas e faltam freelas, entre outros dos muitos problemas da vida turbulenta de Camila. 

A metáfora com gatos funciona muito bem porque, tal como os felinos, Camila é livre, independente, só faz aquilo que tem vontade e vive de acordo com suas próprias regras, mas também precisa de carinho e atenção de vez em quando. Ela nos lembra disso em vários momentos da narrativa, que é repleta de referências aos animais, com suas múltiplas vidas e suas peculiaridades.



E a narrativa de Clara Averbuck traz tantas verdades e quotes inspiradas que eu marquei o livro quase todo, porque simplesmente não queria deixar que tantas citações que amei e com que me identifiquei horrores se perdessem. Literalmente devorei Vida de Gato, li as quase cem páginas em pouco mais de duas horas em uma madrugada insone e preguiçosa. No vídeo eu falo melhor sobre minhas impressões, e por que eu amei tanto o livro.



O próximo que lerei da Clara vai ser Máquina de Pinball. Alguém tem outro livro da autora para me indicar? ;)
Fabiola Paschoal
Bibliófila, feminista, redatora, geek. Entusiasta das letras e das artes, adora quebrar estereótipos e dar opinião sobre qualquer assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Blog Colecionando Prosas - Março/2017. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda Tecnologia do Blogger.
imagem-logo